sexta-feira, 20 de junho de 2008

Figura da Semana. Robert Mugabe


Vou receber o feitiço no Mussulo e no Caxito.

Tudo é composto de instantes petrolíferos.

Ajustei o campo binocular. Um jornalista de fraqueza física, mas de espírito forte, tentava amainar um antagonista latagão. Discutiam-se e improperavam-se. O jornalista ao correr da pena, ecoava que apenas dera um leve toque na traseira da viatura do latagão. Estavam a ficar intransitáveis, porque o latagão não aquiescia. Ao contrário, publicitava que era formado em pugilismo pelos ringues mais violentos que ainda subsistem.

Sem pena, remexeu os toros musculados e desembainhou os punhos de aço natural. A bater o aço no intelecto do jornalista, que apenas conhecia defender-se com caneta e papel, ou computador portátil. As palavras desvaneciam-se na mente redactorial. Perdeu o sentido da vida. O latagão como animal enjaulado não despenava a vítima. Incansável como máquina metálica programada para matar. Braçais possantes conseguiram imobilizá-lo quando desligaram o disjuntor principal que alimentava a máquina desumana.

Sentiu-se plenamente realizado porque odiava jornalistas. Assassinou um jornalista por cinquenta dólares, que era o preço da batidela. Triunfante, basculante, inocentou-se que apenas usou as mãos.
Gil Gonçalves


Robert Mugabe
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Mugabe é um político e actual presidente do Zimbabwe liderando o país desde 1980 primeiro como primeiro-ministro e desde 1986 como Presidente executivo.
Robert Gabriel Mugabe nasceu no dia
21 de Fevereiro do ano de 1924 na cidade de Kutama na Rodésia do Sul( actual Zimbabwe).
Pertencente à
etnia shona ,filho de um fazendeiro local, foi educado numa escola de jesuítas. Foi professor primário na antiga Rodésia, Zâmbia e Gana entre os anos 1942-1949 e 1955-1960. Possui diplomas de inglês, História e Educação nas mais prestigiadas universidades africanas e obteve a licenciatura de economia (por correspondência) na universidade de Londres.
Participou no movimento de
Joshua Nkromo, o ZAPU (Zimbabwe African People Union), em 1960 e três anos mais tarde funda o ZANU (Zimbabwe African National Union- União Nacional Africana do Zimbábue ). É preso em 1964 devido às suas actividades politicas sendo libertado em 1974 altura em que parte para Moçambique onde lidera uma guerrilha que se opõe ao Governo de minoria branca de Ian Smith. Com o acordo de paz de Lancaster House, assinado em Londres em 1979 após meses de negociações, Mugabe voltou para a ex-Rodésia e foi calorosamente recebido pela maioria negra. Torna-se primeiro-ministro da ex-Rodésia (já depois do fim do governo liderado por Ian Smith) em 1980 ao vencer eleições. Em Abril desse ano é declarada a independência do país que passou a ser designado por Zimbabwe.
Em 1982 passa a liderar o país sozinho, rompendo a coligação de Unidade nacional de dois anos com
Nkromo e pondo termo a uma ligação que imperava desde 1976 com a União do Povo Africano do Zimbábue (Zapu) de Joshua Nkomo, dominada pela etnia ndeble. Este processo de desunião despoletou violentos confrontos entre as duas facções originando uma onda de repressão contra os membros da Zapu. Passando a centralizar o poder e obtendo cada vez mais autoridade termina com o sistema parlamentar instaurando um sistema com um maior pendor presidencialista. É eleito presidente em 1984, 1990, 1996 e 2002 em eleições consideradas, por muitos, ilegais e fora do controlo democrático habitual de um estado de direito. A derrota no referendo de 2000, que possibilitaria uma revisão constitucional , foi um dos únicos reveses do regime ditatorial de Robet Mugabe contudo isso não impediu o seu governo de concretizar em pleno os seus objectivos de Reforma Agrária por ele preconizados. Actualmente, estima-se que Zimbabwe seja o país com maior número de pessoas a viverem abaixo do limiar de pobreza.
Nos anos dos seus mandato, Mugabe embora sendo um
marxista que se afastou ligeiramente dos seus ideais com o fim da URSS , deu seguimento a um conjunto de politicas de carácter socializante , nacionalizando várias industrias ao mesmo tempo que expropriava várias terras dos seus proprietários originais e seguia os seus planos de aumento de impostos e de controlo de preços alastrando assim o controle do estado sobre os diversos setores da economia. Com o grave declínio da economia e o descontentamento da população, severamente afetada pelo desemprego, pela fome e pela Sida, a oposição ao regime de Mugabe cresce consideravelmente. Surgem vários casos de violência e de intimidação perpetuados contras os opositores políticos de Rober Mugabe. Seu governo é considerado um dos mais corruptos de todo o continente africano, sendo suspeito de vários esquemas paralelos de venda de diamantes e outros minerais do país. Governando um regime de caráter autoritário e antidemocrático, Robert Mugabe, um exacerbado nacionalista, é responsabilizado por aprovar polêmicas restrições ao direito de voto e uma lei que permite o afastamento dos observadores independentes, além de uma severa perseguição à imprensa interna. Da mesma forma, limita os direitos civis dos cidadãos do seu país.
Robet Mugabe, no poder há 27 anos, já anunciou a sua intenção de se recandidatar a uma nova eleição, que está prevista para o ano de
2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Mugabe

Imagem: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.africancrisis.org/images/mugabe1.

Sem comentários: