terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Canadá: prisão perpétua para família islâmica que assassinou três filhas


O caso está a chocar o Canadá. Um casal afegão assassinou as suas três filhas, com a ajuda do irmão destas, por terem "desonrado a família".

Alexandre Costa, com AP http://aeiou.expresso.pt

Um tribunal do Canadá condenou ontem Mohammad Shafia, a sua segunda mulher e filho de ambos, a prisão perpétua pelo assassinato de quatro elementos da família. O casal afegão a residir no Canadá decidiu assassinar as três filhas e a primeira mulher do patriarca num casamento poligâmico.
Os procuradores afirmaram que o crime foi cometido por as raparigas terem "desonrado" a família, ao não obedecerem ao estrito código islâmico, pelo modo como se vestiam, por saírem com rapazes e por utilizarem a Internet.
Mohamad Shafia planeou o crime de modo a parecer um acidente. Os corpos de Zainab, Sahar e Geeti, de 19, 17 e 13 anos, respetivamente, foram encontrados conjuntamente com o de Rona Amir Mohammad, a primeira mulher de Mohammad Shafia, a 30 de junho de 2009, dentro de um carro submerso num lago de Ontário.
Anteriormente, as três raparigas já teriam sido alvo de todo o tipo de castigos. O pai castigava-as por considerar que o modo como agiam colocava em causa a honra da família. O irmão ajudava nos castigos. Uma delas chegou a ser proibida de ir à escola durante um ano por ter namorado.
Os crimes de honra
Shafia é um abastado homem de negócios que terá decidido casar-se com a segunda mulher por a primeira não poder ter filhos.
A família abandonou o Afeganistão em 1992, passando pelo Paquistão, Austrália e Dubai, antes de se ter estabelecido no Canadá em 2007.
O tribunal considerou tratar-se de homicídio de primeiro-grau, suscitado por uma "conceção deturpada de honra".
Pelo menos um dos três condenados já anunciou que vai recorrer da sentença.
Segundo as Nações Unidas, cerca de 5 mil mulheres são mortas anualmente em todo o mundo em "crimes de honra".
Os "crimes de honra" entre famílias muçulmanas no Canadá levaram no ano passado mais de 80 organizações islâmicas, imãs e líderes comunitários a lançarem uma campanha contra práticas "pré-islâmicas assentes numa noção equivocada de restauração da honra familiar".
http://aeiou.expresso.pt/canada-prisao-perpetua-para-familia-islamica-que-assassinou-tres-filhas=f702314
Imagem: Nathan Denette/The Canadian Press/AP

Sem comentários: