quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Petição para demitir Cavaco já tem mais de 35 mil assinaturas


Rita Paz com Lusa DIARIOECONÓMICO
Mais de 35 mil pessoas já assinaram a petição 'online' que pede a demissão do Presidente da República.
Depois de ter sido lançada no sábado por Nuno Luís Marreiros, às 12h30 de hoje já tinham subscrito a petição 'online' "Pedido de demissão do Presidente da República" 35.736 pessoas.
No texto da petição, são recordadas as declarações do chefe de Estado na sexta-feira, quando Cavaco Silva afirmou que aquilo que vai receber como reforma "quase de certeza que não vai chegar para pagar" as suas despesas.
"Estas declarações estão a inundar de estupefação e incredulidade uma população que viu o mesmo Presidente promulgar um Orçamento de Estado que elimina o 13.º e 14.º meses para os reformados com rendimento mensal de 600 euros", lê-se no texto da petição.
Perante "tão grande falta de senso e de respeito para com a População Portuguesa", é ainda referido na petição, o Presidente da República "não reúne mais condições nem pode perante tais declarações continuar a representar a população Portuguesa".
"Peso isto bem como o medíocre desempenho do senhor Presidente da República face à sua diminuta intervenção nos assuntos fundamentais e fraturantes da sociedade portuguesa, os cidadãos abaixo assinados vêm por este modo transmitir que não se sentem representados, nem para tal reconhecem autoridade ao senhor Aníbal António Cavaco Silva e pedem a sua imediata demissão do cargo de Presidente da República Portuguesa", é ainda referido.
Recorde-se que Cavaco Silva afirmou esta sexta-feira estar preocupado com o valor que irá receber ao fim de cerca de 40 anos de descontos para a Caixa Geral de Aposentações e pelo Banco de Portugal. "Devo receber 1.300 euros por mês. Não sei se ouviu bem: 1.300 euros por mês", disse aos jornalistas, com um desabafo: "Quase de certeza que não dá para pagar as minhas despesas".
Segundo o presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, esta petição é de "objecto impossível" porque "a Constituição não o permite".
O Presidente da República "só pode ser demitido por si próprio, renunciando, ou em caso de morte ou incapacidade", afirmou Fernando Negrão, acrescentando que "o Presidente da República não responde perante nenhum outro órgão de soberania".
http://economico.sapo.pt/noticias/peticao-para-demitir-cavaco-ja-tem-mais-de-35-mil-assinaturas_136766.html
Imagem: http://galeriacores.blogspot.com ....ETC, ETC, ETC, ETC, ETC, ETC, ETC, .
apombalivre.blogspot.com

Sem comentários: