quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Regime acusado de esconder dados comprometedores do processo eleitoral


Kwanza-sul - O secretário provincial da UNITA para os assuntos eleitorais do Kwanza – sul reagiu esta tarde, 23 de Janeiro, no Sumbe a recusa pelo MPLA da proposta do seu Partido de auditar em Fevereiro os dados do FICRE. Abias Amadeu Nunda acusa o MPLA de estar a esconder dados comprometedores do processo eleitoral, ao recusar a auditoria ao FICRE.

Fonte: UNITA Club.k-net
Reação do maior partido da oposição
Abias Nunda defende que tudo o que se faz e que se refere ao processo eleitoral tem que ser transparente para haver credibilidade ao processo e justifica dizendo que “quando se esconde o banco de dados, não se disponibiliza o banco de dados, quando não se abre o banco de dados aos partidos políticos isso cria desconfianças de que há dados que não são fieis”

A recusa ao acesso de dados do FICRE é uma prova de que o MPLA engendrou uma fraude eleitoral o que consubstancia as “suas afirmações” de um vencedor antes do voto. “ Absolutamente, porque se não houvesse nada que possa facilitar o MPLA à margem da transparência que consta da lei eleitoral, nessa altura não haveria necessidade de se esconder esses dados. Isso para nós chama-nos atenção de que a fraude está a vista”, afirmou.

A UNITA questiona também a introdução de postos móveis no processo de actualização e de registo de novos eleitores, isentos de qualquer fiscalização credível e de abrir nova possibilidade de falsificação de dados de cadastramento dos novos eleitores.

“Os postos destacados ao irem sozinhos há maior possibilidade de termos eleitores na base política não por faixa etária. Ao ser o soba ou entidade religiosa da comunidade a distribuir cartões, sem fiscal algum, é prelúdio de influência de voto, se o soba for do tipo que temos maioritariamente em muitas áreas”, denuncia e acrescenta que o facto de a entidade registadora não conseguir fazer balanço do seu próprio registo chama-nos atenção que a fraude depende do banco de processamento de dados eleitorais (BPD) central do FICRE é sinal inequívoco de introdução de dados falsos no banco Nacional de processamento.

Recentemente os partidos políticos estiveram reunidos com a comissão provincial executiva dos registos para se informarem do andamento da segunda fase de actualização do processo de registo eleitoral.

Sem comentários: