terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Risco de bancarrota de Portugal é o que mais sobe no mundo


Mafalda Aguilar DIARIO ECONOMICO
Portugal é o país com maior risco de entrar em incumprimento da sua dívida.
O aumento do nervosismo em relação a Portugal acontece num dia em que o diário norte-americano Wall Street Journal (WSJ) escreve que é provável que o País seja obrigado a pedir um segundo resgate, perante os receios de que não consiga ter "um acesso pleno aos mercados no próximo ano".
O preço dos credit default swaps (CDS) sobre Obrigações do Tesouro (OT) de Portugal a cinco anos, que funcionam como uma espécie de seguro que os investidores pagam para se protegerem de um cenário de incumprimento por parte de um país, está hoje a aumentar 40 pontos para 1.299,79 pontos. É a maior subida no mundo, segundo o monitor da Bloomberg, que analisa 59 países. Isto significa que é necessário pagar 1.299,79 euros por ano para segurar 10 milhões de euros de dívida soberana portuguesa.
Já as ‘yields' das OT portuguesas descem em praticamente todos os prazos no mercado fora de balcão' (OTC), onde é negociada a maior parte da dívida. A ‘yield' dos títulos a dez anos, por exemplo, recua até aos 14,180%. Ainda assim, os investidores continuam a exigir preços acima dos 14% para comprar dívida nacional (a excepção é o prazo a 30 anos, com uma ‘yield' de 10,692%).
http://economico.sapo.pt/noticias/risco-de-bancarrota-de-portugal-e-o-que-mais-sobe-no-mundo_136579.html

Sem comentários: