segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Criminalidade faz o dia a dia na zona verde no kilamba kiaxi


Luanda - Zona Verde é um pequeno bairro localizado na Sapú 2, nas imediações da famosa estrada Agostinho Neto que vai dar a zona do Bita em Viana, havendo relatos de muita violência e criminalidade.

Fonte: Ecclesia Club.k-net
Os moradores denunciaram as atrocidades que vêm sendo cometidas por meliantes.

Para terem acesso ao interior das residências que pretendem assaltar, os bandidos, adoptaram até um sistema: quebrar com picaretas a parede, mais concretamente o bloco onde se escacha a fechadura da porta.

Postos no interior da residência levam preferencialmente botijas de gás, telemóveis e dinheiro

Os meliantes não se contentam com estes bens materiais a sua acção vai ainda mais longe, na calada da noite eles cometem inclusive violações.

A insegurança levou a que muitos dos moradores abandonassem as suas casas.

Preocupados os maridos organizaram-se em grupo e começaram com rondas, uma espécie de patrulhamento ao redor do bairro no período eminente - a meia-noite.

Porem esta estratégia já foi descoberta pelos bandidos. Facto que leva os moradores a concluir que alguém na comunidade coopera com os meliantes.

Os moradores suspeitam que a falta de energia eléctrica contribui grandemente para esta situação.

Fomos então ate ao posto policial mais próximo onde em offrecord procuramos saber da comandante do posto policial, que confirmou toda a situação mas garantiu que um trabalho de patrulhamento serrado tem sido levado a cabo pela policia, facto que contribuiu para a calmia que se verifica há algumas semanas.

O Ministério do Interior (MININT) pretende criar, ainda este ano, um observatório sobre Terrorismo, Segurança e Criminalidade Organizada no país, apurou hoje, em Luanda.

A decisão consta das conclusões finais da Reunião do Conselho Consultivo Alargado desta instituição, encerrada nesta quarta-feira, na capital do país, sob a presidência do titular da pasta, Sebastião José António Martins.

Segundo o documento, em termos operativos a reunião fez uma avaliação da situação da criminalidade e as perspectivas para o seu enfrentamento, enquanto que do ponto de vista metodológico decidiu acelerar a criação do Observatório sobre Terrorismo, Segurança e Criminalidade Organizada.

A par disto, o conselho instou a Polícia Nacional na preparação de um Simpósio sobre a Criminalidade em Angola, ainda no primeiro semestre deste ano, de forma a colher a contribuição de toda a sociedade de um problema transversal e que a todos diz respeito.

Por outro lado, a reunião reforçou o apelo aos órgãos do sector para continuar a impor uma maior exigência ao seu efectivo, cultivando nele uma postura profissional condigna, depurando do seu seio os elementos nocivos.

Sem comentários: