quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Apenas entidades nacionais e corpo diplomático foram convidados para posse de JES


Luanda – Apenas entidades nacionais e o corpo diplomático acreditado em Luanda foram convidados a participar na quarta-feira na cerimónia de posse de José Eduardo dos Santos como Presidente de Angola, revelou uma fonte dos serviços de protocolo. Será a primeira vez que um chefe de Estado angolano toma posse no cargo na sequência de eleições.

Fonte: Lusa Club-k.net
A fonte acrescentou que a cerimónia - que decorrerá na Praça da República, junto ao Mausoléu do primeiro chefe de Estado de Angola, António Agostinho Neto, na Praia do Bispo - deverá prolongar-se por cerca de 90 minutos e incluirá uma parada militar e o discurso do Presidente empossado. Além de José Eduardo dos Santos, será também dada posse a Manuel Vicente, no cargo de vice-Presidente, sendo o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, a dar a investidura.

José Eduardo dos Santos, presidente de Angola desde 1979, vai ser empossado para um mandato de cinco anos na sequência da última revisão constitucional que passou de quatro para cinco anos os mandatos presidenciais e que instituiu a eleição indireta do chefe de Estado.

No acto de posse, José Eduardo dos Santos, com a mão direita sobre a Constituição angolana lerá o seguinte texto: "Eu (nome completo), ao tomar posse no cargo de Presidente da República, juro por minha honra: desempenhar com toda a dedicação as funções de que sou investido; cumprir e fazer cumpria a Constituição da República de Angola e as leis do país; defender a independência, a soberania, a unidade da nação e a integridade territorial do país; defender a paz e a democracia e promover a estabilidade, o bem-estar e o progresso social de todos os angolanos".

Entretanto, os luandenses foram convidados em conferência de imprensa pelo governador de Luanda, Bento Francisco Bento, a assistirem à cerimónia, recomendando-lhes que usem "trajes formais" e se abstenham de envergarem "símbolos partidários".
"Quero chamar atenção a todos os que se fizerem presentes no acto de investidura do Presidente da República, a não trazerem indumentárias partidárias, pois será empossado o presidente de todos os angolanos, sem excepção", salientou Bento Bento. Na ocasião, o governador de Luanda apelou aos "gestores de empresas" a não levantarem dificuldades aos trabalhadores que desejarem assistir no local à cerimónia.

Sem comentários: