sábado, 27 de dezembro de 2014

Governo angolano volta a subir preços dos combustíveis para 20%





Luanda – Três meses após a última alteração de preços dos combustíveis, o governo angolano voltou anunciar a subida dos combustíveis (gasolina e gasóleo) para o 20%. A medida, segundo a nota do Ministério das Finanças, enquadra-se “no âmbito da estratégia de melhoramento da qualidade da despesa pública, consubstanciada na redução da carga de subsídios”.

Fonte: Club-k.net

O documento assinado pelo titular da pasta das Finanças, atribuiu o poder a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) Distribuidora – através do Decreto Executivo 405/14 de 24 de Dezembro, do Ministro das Finanças – a reajustar os preços dos produtos derivados de petróleo, a partir (da 1H30) de hoje, 26 de Dezembro de 2014.

O documento refere que os preços da gasolina e gasóleo registam aumento de 20%. O litro de gasolina passa a ser vendido ao público ao preço de 90 kwanzas, enquanto o de gasóleo a 60 kwanzas.

Ainda nos termos do referido Decreto Executivo, passam a ser excluídos do regime de preços Fixados o Fuel Leve, o Fuel Pesado e o Asfalto, passando os seus preços a ser formados no âmbito do regime de preços livres, cessando assim o ónus do Estado com o custeio de subvenções.

De acordo com a mesma nota, o presente ajustamento permitirá ao Executivo criar espaço fiscal, para assegurar a sustentabilidade da política fiscal e garantir o financiamento do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.
De salientar que em Setembro do corrente ano, os preços de gasolina e gasóleo subiram para 46,6 por cento. Literalmente, somando com a actual ajuste, os preços dos combustíveis subiram para 66,6%. A medida, obviamente, obrigará as empresas de transportes públicos a alterar, a partir de hoje, as tarifas os transportes públicos e privados, em plena quadra festiva.

Sem comentários: