sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mpla, outro 27 de Maio


Num Campo de Concentração do Mpla, algures em Luanda.
Em Angola, tudo o que é ilegal, é normal, fatal. Horripila ver os angolanos de mãos estendidas para os ocupantes estrangeiros. Os estrangeiros dominam-nos com a certeza que Angola será miséria, pobreza. Dantes eram os cubanos, agora é a grande invasão chinesa.

As Sturmkolonen (colunas de assalto) do GPL, Governo da Província de Luanda, batalham na grande espoliação. Uma zungueira, vendedora de rua, sem direito a petróleo nem a diamantes, vai na longa marcha do desgaste dos chinelos. Para vender e sobreviver ao crónico desprezo do Mpla. As Sturmkolonen enfrentam-se com ela. A zungueira foge com a sua banheira. Deixa a criança, e aguarda que as Sturmkolonen se afastem.

O Kommandant der Gruppe (comandante do grupo) tem uma ideia SS. Pega na criancinha, arrasta-a para a viatura e dá sinal de partida às suas tropas.
A zungueira aflige-se, corre para o Kommandant der Gruppe e entrega-se à sua ferocidade. Levam-na para local incerto. Os Campos de Concentração do Mpla são incontáveis, incomunicáveis. Tal e qual os dos seus colegas nazis. Ainda se mantêm na clandestinidade da consanguinidade.

A facilidade com que a polícia mata pessoas não se descontinua.

A Rádio Ecclesia noticiou-nos – ah!.. se o Führer Mpla conseguisse apagá-la – que já existem estabelecimentos comerciais às moscas, não têm nada para venderem e que a situação se deve à recessão mundial. Grande prenúncio da outra vez, Grande Fome da Grande Mãe Pátria?

Estamos, como estavam os povos do Iraque e do Afeganistão. As forças de ocupação, nacionais e estrangeiras, entram-nos, invadem-nos, espoliam-nos os nossos lares e as nossas terras. A resistência aos invasores mantém-se na surdina, na espera do rastilho.

Está provado que os bancos não funcionam. São eles os diabolicamente culpados da derrocada da economia mundial. Enquanto eles continuarem activos, tudo ficará na mesma, piorará. Devem ser destruídos, e no seu lugar nascerem cooperativas.

Noutros Campos de Concentração do Mpla, prosseguem as desconstruções de prédios, condomínios e torres. Não há energia eléctrica, água e esgotos para os sustentar.
Petróleo já era. Vão trabalhar nos campos agrícolas… seus feios.

Infelizmente a História repete-se. As ditaduras sobrevivem porque os bancos as financiam. Sobrevivem disfarçadas de democracias. A nossa liberdade continua amarrada. Mais do que nunca, temos que lutar para finalmente libertar um novo Natal e um novo, Ano Novo.

O Mpla força outro 27 de Maio. Desta vez não se malhará no ferro, porque ele já está na forja.

Gil Gonçalves



Sem comentários: