quarta-feira, 16 de junho de 2010

África do Sul, Botswana e Malawi com melhor gestão macroeconómica


Apesar das melhorias macroeconómicas desemprego aumentou para 24,5 %, na vizinha África do Sul, a maior economia da África Austral

Maputo (Canalmoz) - Dados em nosso poder dão conta que, durante o presente ano, as economias dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foram caracterizadas por uma desaceleração progressiva da inflação, contrariando as pressões inflacionárias que caracterizaram o ano de 2008, em resultado do aumento do preço internacional de combustíveis e alimentos.
As últimas estatísticas apresentadas pelo Banco de Moçambique, citando a «World Economic Outlook», dão perspectiva de um crescimento da produção na região de cerca de 1,7 porcento, no presente ano, contra uma projecção inicial de 0,1 porcento.

Entretanto, de acordo com os dados que estamos a citar, a África do Sul, o Botswana e Malawi são os países da região SADC que mais se destacam na produção com mais ganhos no mercado cambial nominal de 9.8, 5.6 e 1.6 porcento, respectivamente, em relação ao dólar americano.
A África do Sul, tido como o país com a economia mais desenvolvida da região, apesar de ter registado um crescimento económico positivo, registou ainda a contracção do seu Produto Interno Bruto (PIB) para 2.1 por cento.

Aumento de desemprego na RSA
Ainda de acordo com o Banco de Moçambique, na África do Sul, o índice de preços no consumidor registou uma variação de 6.1 por cento até Setembro passado. Ao nível do mercado de trabalho, a taxa do desemprego aumentou para 24.5 por cento, após se ter fixado nos 23.2 por cento devido ao aumento de despedimentos em quase todos os sectores de actividade, com destaque para o manufactureiro.
Outros dados em nosso poder apontam que, durante este ano, a balança comercial naquele país, aumentou para 3,9 biliões de rands até Setembro passado, o que se reflectiu na melhoria das exportações perante uma modesta redução das importações.

Malawi
O Malawi, apesar dos ganhos obtidos na sua economia, até Setembro passado, é tido como tendo registado uma inflação de 7.5 por cento, após fixar-se em 8.4 por cento em Junho passado. Também registou uma tendência descendente do nível dos preços dos bens alimentares e não alimentares. O Banco Central do Malawi manteve a sua taxa de juro.

Botswana
No Botswana, a inflação manteve-se inalterada situando-se nos sete por cento. O índice de preços no consumidor registou uma variação positiva de 4,4 por cento.

(Alexandre Luís)

2009-12-15 06:08:00

http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=13&idRec=6931

Imagem: mocambique1.blogs.sapo.pt/arquivo/1062772.htm

Sem comentários: