sexta-feira, 11 de junho de 2010

Moçambique. Uso das TICs na Assembleia da República. Bancadas parlamentares resistem à reforma



– Há uma autêntica resistência à reforma na Assembleia da República, para o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em causa está o sistema de votação electrónico, que desde a sua montagem ainda não está em uso, e já passou a primeira sessão.

Maputo (Canalmoz)
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=8097

O dispositivo informático que possibilitará a votação electrónica, deixando para trás a votação manual (levantar o braço), foi montado muito antes do início da presente VII legislatura, e conforme tudo indica “as bancadas não estão interessadas em partir para a tecnologia”.
Uma fonte da direcção da Assembleia da República disse que se trata de uma resistência à inovação e ao avanço, porque, segundo explicou, a votação electrónica é confidencial e secreta, isto é, não permite aferir quem votou contra, a favor ou se absteve, numa dada votação. E isso é o que as bancadas não querem, porque querem controlar os seus deputados e saber quem votou o quê, para controlo da disciplina partidária.

A Comissão Permanente da AR já anunciou, por várias vezes, a capacitação dos deputados das três bancadas, (Frelimo, Renamo, e MDM) para o uso daquele dispositivo informático, mas, chegada a hora, há sempre um bom número de deputados que abandonam a capacitação e as bancadas, justificando de várias formas. Assim, até hoje, nenhum deputado foi capacitado para o uso das maquinetas.
Mas a nossa fonte garantiu que a direcção da AR pretende pôr ponto final a este problema, e brevemente vai iniciar a capacitação para o uso da votação electrónica, o que, segundo disse, vai permitir uma expressão democrática de cada mandatário do povo. “Estamos decididos que vamos arrancar com a capacitação porque, à semelhança de outros parlamentos, queremos evoluir”, disse, a terminar, a nossa fonte.

(Matias Guente)

2010-06-11 06:51:00
Imagem: profundezasmarianas.blogspot.com/

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