sexta-feira, 4 de junho de 2010

Banca moçambicana sob investigações de lavagem de moeda


Ainda sobre o “caso Bachir”

Prisão de Bachir só possível após investigação levada a cabo pelo Estado moçambicano, e se houver provas


Maputo (Canalmoz) – Despoletado o caso do alegado envolvimento de um dos maiores empresários do país com o mundo do narcotráfico, a seguir será investigado o sector bancário moçambicano, por ser considerado permeável à lavagem de capitais.
Informações em nossa posse indicam que está para breve uma investigação conjunta entre os Serviços Secretos dos EUA e o Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) de Moçambique para apurar possíveis casos de lavagem de capital nos bancos moçambicanos.

Antes mesmo da publicação da declaração do presidente Obama sobre os “Barões da Droga”, consta que esta informação foi devidamente encaminhada ao Estado moçambicano, através da Embaixada norte-americana em Moçambique, por isso se decidiu a investigação conjunta entre o SISE e a CIA sobre as contas bancárias do recém-nomeado “Barão da Droga” , bem como sobre todo o sector bancário.

Junto de uma fonte governamental ligada à administração da Justiça, o Canalmoz soube que, perante o anúncio de um cidadãos nacional como “Barão da Droga”, feita por um outro Estado, o Governo não poderá tomar medidas imediatas, para além, apenas, de iniciar a investigação, finda a qual, e, com base nos resultados, o Ministério Público poderá, então, tomar medidas. “Ou, do outro lado, o Estado norte-americano terá que apresentar provas evidentes de que, de facto, Bachir é traficante de drogas, para se ordenar a sua prisão”, explicou a nossa fonte.
(Redacção)

2010-06-03 09:19:00

Imagem: www.controlesocialdesarandi.com.br/

Sem comentários: