domingo, 27 de junho de 2010

Portugal é o oitavo país do mundo com maior risco de colapso


A probabilidade de Portugal entrar em bancarrota é superior a 25%.
A percepção de risco em relação a Portugal não dá sinais de acalmia.

Portugal voltou a subir ao 8º lugar na lista dos países com maior risco de bancarrota, com uma probabilidade de 'default' superior a 25%.

Rita Paz 25/06/10 10:05 DIÁRIO ECONÓMICO

É que o preço de ter um seguro contra o eventual incumprimento de Portugal está a novamente a avançar, um sinal de que os investidores continuam preocupados com as contas públicas portuguesas. Desta forma, o preço dos 'credit-default swaps' (CDS) sobre obrigações do Tesouro a cinco anos portuguesas está hoje a subir 2,1 pontos base para os 322,99 pontos.

Quer dizer que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida portuguesa, os investidores têm de pagar um seguro anual de 322,99 mil euros.

A liderar as subidas mundiais estão hoje os CDS da Hungria e da Grécia com a mesma maturidade. Os CDS gregos sobem 22,6 pontos para 1.018,51 milhões euros, enquanto os húngaros avançam 27,7 pontos para 335,56 mil euros.

A Venezuela é, contudo, o país onde a percepção de risco é mais elevada. O preço pago pelos investidores para se protegerem de um eventual incumprimento deste país, através de ‘credit-default swaps', situa-se nos 1287,75 milhões de euros.

Comentários
tostões ou milhões?, | 25/06/10 11:08
Conforme, na generalidade, com todos os comentadores, muito especialmente com João, | 25/06/10 10:54, cujas ideias quero reforçar:

É tempo de poupança e contenção, não é tempo de malandragem, nem de preguiça - o RSI tem de ser controlado, fiscalizado, vistoriado para que não haja abusos...

MAS... primeiro que tudo, há que acabar com os abusos aberrantes de toda esta classe política que se alambuza com tudo o que são regalias, subsídios, ajudas de custo, viaturas, subvenções, reformas, pensões, altos salários, sempre a somar e acabar também com tudo o que está a mais na estrutura da AP: o excesso de assessores, secretários, ajudantes, consultores, e labujadores, o excesso de municípios e freguesias, o excesso de cadeiras políticas e órgaõs administrativas, a subsidiação a FUndações (Soares, Figo e outras sorvedouros), os CCR, os governos civis, a inexistência de qualquer controlo sobre os juízes, sobre a qualidade e sobre os seus indevidamente altos vencimentos, a falta de senso das entidades reguladores...
Tudo isto porque, para além de gastos desnecessários, são fonte de alta corrupção, compadrio e todo um esquema de grande gatunagem que reduz a zero, comparativamente, os pequenos esquemas dos RSI e dos sub. desemprego...

Antes de tratar das centenas de euros que alguns metem ao bolso com os RSI, há que tratar dos esquemas que permitem que as finórios elites deste país metam MILHõES!!!

JJ, | 25/06/10 10:44
Há muita especulação mas também há muita verdade, que confiabça pode ter a comunidade mundial num País que de manhã diz uma coisa á tarde já diz outra? e mais grave continua a fazer de conta que não se passa nada, gostaria de saber o que é que a classe politica tem a dizer sobre isto, e não me venham com a treta de que a culpa é só do PS, toda esta situação começou com Anibal Cavaco Silva, desde que ele foi primeiro ministro Portugal tem vindo a acomular divida pública uma em cima da outra, desde 1986 que Portugal vive muito acima das suas possibilidades, só que na altura entravam milhões todos os dias vindos dos fundos de coesão, depois a torneira foi fechando, fechando, até que passou só a pingar, no entanto esta corja que são os politicos agiu como se nada se passasse. Eu só gostaria de saber se o salário e mordomias do actual governador do Banco de Portugal foram reajustadas, ou se continua tudo na mesma, já que todos os politicos reconheceram que 20000€ mordomias por mês era muito para um país como o nosso, falta agora saber o que é que foi feito para corregir isso

Imagem: http://fotos.sapo.pt/noMNLwYl2J8yTTUGzu3Y/














Sem comentários: