sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Ocidente do Paraíso (67). E mandar para as urtigas a riqueza e os bens que ela proporciona.


Fui para um bar nas proximidades. Havia camarão grande, fresco, apetitoso. Comi várias doses e bebi grande quantidade de cerveja. Paguei a conta, levantei-me e notei que a bebida atrapalhava-me o andar. Deixei-me ultrapassar pelo álcool. Apontei o rumo para casa. Já era noite. A primeira coisa que fiz foi procurar a Marta. O Avô disse-me que estava no quarto com o Aurélio. Tentei ver pelas janelas o que se passava no interior mas não consegui. A luz estava acesa. Tentei ouvir o que falavam mas em vão. Tentei silenciosamente abrir a porta mas estava fechada à chave. Creio que o meu cérebro se descontrolou. Bati levemente duas vezes à porta e não obtive resposta. As batidas do meu coração eram tão fortes, tão descontroladas que senti perder o meu controlo emocional. Bati com força na porta. A minha respiração estava profunda, muito agitada. Marta abriu e para meu espanto perguntou:
- O que é que tu queres?!
Fiquei sem palavras para responder. Esperava tudo menos isso. Olhou para dentro e quase gritou:
- Aurélio, só um momento!

O seu cabelo estava impecavelmente penteado. Nos lábios notavam-se algumas falhas de batom. Uma parte da saia estava amarrotada e deixava ver um pouco da coxa. Contrariamente ao habitual estava sem óculos.
- Marta… porque não me abriste a porta? O que estavas aí a fazer com o Aurélio?
Foi para a cozinha e vestiu uma bata que lhe cobria quase todo o corpo.
- Estava a conversar!
- Só conversas com ele e comigo não?

Virou-me as costas com desprezo e foi para a cozinha lavar pratos. Agarrei-lhe na bata e puxei-a de tal modo que ficou de frente para mim. Fez resistência para se libertar, mas perante a minha oposição, aumentei ainda mais a força e grande parte dos botões saltaram. Lamentou-se com voz baixa:
- Se agora me fazes isto, que será depois de casarmos.
Fiquei em silêncio a olhá-la. Depois abandonei-a e fui novamente para o bar. O Aurélio estava lá, aproximei-me dele e prometi-lhe:
- Aurélio, vou-te partir a cara.
Ele não me ligou e passados alguns momentos foi-se embora.

O Aurélio regressou na companhia da sua mãe. Ela ficou a aguardar no carro. Ele disse-me que ela queria falar comigo. Tinha-lhe muita consideração, e devido a isso anui e fui ao seu encontro. Fomos para casa. Ouvi uma grande lição de moral. Não consegui replicar porque entendi que o Aurélio manobrou tudo a seu contento. A realidade era bem diferente e preferi guardar silêncio, do que causar um grande desgosto a uma pessoa idosa, e com problemas de pressão arterial alta, que se queixava frequentemente de falta de ar. Decidi no outro dia abandonar o lar para sempre, e mandar para as urtigas a riqueza e os bens que ela proporciona.

Imagem: Liceu salvador Correia
http://pissarro.home.sapo.pt/memorias23.htm

Sem comentários: