domingo, 8 de janeiro de 2012

Economia mundial só resistiria uma semana em caso de catástrofe


A economia mundial poderia suportar uma desordem generalizada derivada de uma grande catástrofe natural ou um ataque extremista durante apenas uma semana, afirma o relatório do grupo de peritos da Chatham House, do Reino Unido.
O relatório alerta para a frequência dos desastres naturais e incapacidade económica mundial de lhe fazer frente. A tolerância máxima seria uma semana.
“Uma semana parece ser a tolerância máxima da economia mundial”, defende a Chatham House.
A economia mundial é actualmente frágil, o que a deixa particularmente vulnerável a golpes imprevistos. Até 30% do PIB dos países desenvolvidos poderia ficar comprometido em caso de um desastre natural, especialmente no sector manufatureiro e turismo.
Estima-se no relatório que o Síndrome respiratório agudo (SARS) na Ásia poderia custar 60 mil milhões de dólares, ou seja 2% do PIB asiático.
Depois do tsunami japonês e da falha nos reatores químicos, a produção industrial mundial caiu 1,1% no mês seguinte, segundo o Banco Mundial.
A nuvem de cinzas em 2010 custou à União europeia entre cem mil milhões e dez mil milhões de euros e levou a linhas aéreas e companhias aéreas à beira da falência.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO028885.html
FIMDOSTEMPOS.NET

Sem comentários: