quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Militantes da UNITA no Bié receiam represálias pós eleitorais


Mais de 20 membros da UNITA passaram a pernoitar em montanhas, após ameaças do administrador comunal de Umpulu - diz partido do Galo Negro
BIÉ — Militantes da UNITA refugiam-se nas montanhas apos a victoria do MPLA

No Bié, militantes da UNITA da comuna do Umpulu, município de Kamacupa, estão a se refugiar em montanhas, com medo de sofrerem represálias, com a vitória do MPLA nas eleições de 31 de Agosto.

Em declarações a Voz da América, o porta-voz do maior partido na oposição naquela municipalidade, Paulo Vitorino Tchikunda, disse que, apos a publicação dos resultados eleitorais, o administrador comunal do Umpulu, Jaime Arão, mandou os militantes do seu partido a abondarem a zona, sob ameaça incendiar as suas casas caso eles não se retirassem.

Vitorino conta que face as intimidações 24 membros do seu partido passaram a pernoitar em montanhas.

Disse que, Mateus Cardoso, secretário comunal da sua organização politica, é o único que tem demostrado resistência e nunca abandonou a comuna, maspassa noites de vigília com catana por detrás da sua residência.

Deu ainda a conhecer que no dia 16 e 28 de Agosto, durante a campanha eleitoral, militantes do MPLA queimaram, no perido noturno, seis casas pertencentes a destacados mebros da UNITA. O fogo foi posto quando os seus ocupantes encontravam-se a dormir, mas ninguem foi atingido pela chama.

Referiu que, no dia 17 apos queima das primeiras 4 habitações ocorrida no dia anterior, a direcção do seu partido havia apresentado queixa ao comando municipal da policia e, no dia 28 o mesmo grupo voltou a incediar mais duas moradias, sem que as autoridades tomassem alguma medida.

Contactado pela VOA, vice-governador do Bié para a Esfera Política, Carlos Ulombe, nega acusações, alegando que o maior partido na oposição está inventar factos politicos para manchar a imagem do partido no poder.

Sem comentários: