terça-feira, 18 de setembro de 2012

TPA censura Viúva de Neto




Luanda –  Maria Eugênia Neto, a viúva do primeiro presidente de Angola, Dr António Agostinho Neto  foi alvo, nesta segunda feira,  de uma acção de censura da Televisão Pública de Angola.

Fonte: Club-k.net
Ao ser entrevistada, em  directo pela  TPA,  por ocasião do 90º aniversario do seu malogrado esposo,  Eugênia Neto viu a jornalista a  cortar-lhe raciocínio,  no momento em que ela  dizia  que “o sonho de Agostinho Neto estava a ser traído e que os seus ensinamento não estavam a ser cumpridos”. Logo a seguir as palavras de Eugênia Neto, a jornalista que conduzia a entrevista  revelou-se  assustada  e  mudou de assunto.

O 17 de Setembro “Dia do Herói Nacional” foi instituído feriado nacional em 1980, pela então Assembléia do Povo, um ano após o seu falecimento, em 10 de Setembro de 1979 na antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas, por doença.

O reconhecimento do nacionalista e estadista deve-se também ao seu empenho na luta pela descolonização do continente africano e pela libertação de outros povos do mundo então oprimidos sob várias formas.

Sem comentários: