quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ANC fez 100 anos. Canal de Opinião. André Thomashausen (*)


Apenas umas poucas centenas foram ouvir o primeiro discurso do presidente do partido e chefe de Estado, Jacob Zuma. Um mal-estar permeava durante o discurso de abertura de Zuma, puramente protocolar e formalista, com as vozes dissidentes do ANC tal como o líder do movimento da juventude, Julius Malema, afastados e proibidos de comparecerem. As longas proclamações de saudações e agradecimentos revolucionários lidos por Zuma fizeram lembrar os últimos discursos do líder soviético estalinista, Brezhnev.

Maputo (Canalmoz) – No passado domingo, dia 8 de Janeiro, fez 100 anos que o movimento de libertação da África do Sul, o partido ANC – African National Congress, foi fundado numa pequena igreja na cidade de Bloemfontein, um distrito no centro da África do Sul. Tal como então, Bloemfontein continua a ser a capital não declarada da minoria branca descendente de holandeses e alemães e ainda de umas 120 famílias huguenote, refugiadas da França por motivos religiosos no século 17.
A escolha deste sítio para as celebrações centenárias é uma demonstração de força para com a minoria branca. Mas inexplicavelmente, tal como os brancos, também a grande maioria da população negra esteve ausente, na solene sessão de abertura da sexta-feira, 6 de Janeiro. Apenas umas poucas centenas vieram ouvir o primeiro discurso do presidente do partido e chefe de Estado, Jacob Zuma.
Um mal-estar permeava durante o discurso de abertura de Zuma, puramente protocolar e formalista, com as vozes dissidentes do ANC tal como o líder do movimento da juventude, Julius Malema, afastados e proibidos de comparecerem. As longas proclamações de saudações e agradecimentos revolucionários lidos por Zuma fizeram lembrar os últimos discursos do líder soviético estalinista, Brezhnev.
Nesta ordem de ideias é natural que o contingente de 46 representantes de partidos amigos no estrangeiro e alguns (poucos) chefes de Estado que aceitaram os convites de Zuma para participar na festa de anos do ANC, tenha sido dominado pelos partidos e Estados que continuam agarrados ao grande sonho socialista do século passado: Cuba, Coreia do Norte, China, Venezuela, Síria, Irão, Zimbabwe, Angola, Moçambique, e uns tantos outros. Entre eles, Amando Guebuza, acabou por ser vedeta, com Mugabe e José Eduardo Dos Santos ausentes.
As celebrações centenárias estiveram viradas para o passado e para um grande esforço de reciclagem e reedição correctiva duma história do ANC bem controversa e difícil. O ANC sempre carecia da grande unidade que proclama. Ao longo das décadas da sua evolução nunca deixou de ser uma aglomeração de formações e orientações distintas.
Eram os exilados de Maputo contra os da Coreia do Norte; ou então os ANCs “angolanos”, que se integravam nas FAA, apaixonadamente desafiados por Thabo Mbeki, um amigo pessoal e de família de Jonas Savimbi. Eram os camaradas Zuma e Maharaj do grupo Vula que tentavam sabotar a política de negociações do grupo liderado por Oliver Tambo, ameaçados também pelos quadros doutrinários “alemães” (da antiga RDA), como o actual Ministro da Justiça Radebe.
Tal como eram distintos e concorrentes, também eram infiltrados e manipulados em concorrência de uns com os outros, pelos três grandes “serviços” do governo do apartheid: pela inteligência civil, a inteligência militar e os serviços policiais de investigação de segurança de Estado. Tinham em comum esses serviços, porém, o objectivo de comprometer líderes do ANC envolvendo-os em teias do crime organizado, tal como o narcotráfico, criando assim dependências que se mantêm até aos dias de hoje.
Para os 12 milhões de desempregados na África do Sul que representam 40% da população activa, as celebrações da legitimidade histórica do ANC neste centenário, que acabaram por custar 400 milhões de Randes (ou 40 milhões de Euros) foram um espectáculo curioso. Só na restauração da pequena igreja em que fora fundado o ANC foram gastos 23 milhões, havendo especulação de que a tinta com que pintaram a igreja deveria ter sido misturada com ouro.
Não houve menção das grandes promessas da famosa Carta da Liberdade do ANC, que em 1956 proclamava em Kliptown no Cabo da Boa Esperança, o Direito Igual de Todos à Educação, Saúde, Habitação e ao Trabalho. Não houve um debate dos que se intitulavam como os seguidores da Carta. Em contrapartida, depois da abertura das celebrações na sexta-feira, as chefias do ANC embarcaram para um primeiro torneiro “centenário” de golfe, no clube bem exclusivo de Bloemfontein, onde normalmente só os “caddies” são negros. E para acabar, no fim do único discurso do dia da festa, em que Zuma alertou os quadros à disciplina partidária, houve um brinde de vinho espumante francês bem burguês. Instruía o Vice Presidente Kgalema Motlanthe ao microfone que os camaradas que não tinham bebida para acompanhar o brinde, deveriam saborear o champagne imaginado o seu sabor, “pelos lábios dos vossos grandes chefes e líderes”. (André Thomashausen [*] Professor Catedrático de Direito Internacional e Comparado na University of South Africa, Unisa)

Sem comentários: