quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Instituto de Pescas do Namibe pode desabar a qualquer momento


Namibe – O eminente desabamento do edifício do Instituto Médio de Pescas "Helder Neto" por degradação, ameaça vidas humanas de estudantes, professores e trabalhadores administrativos e auxiliares da Instituição, na província do Namibe.

Fonte: VOA
O receio de perda de vidas humanas, diante de uma suposta passividade e falsas promessas do governo central, que não conseguiu até hoje honrar com a sua palavra, no compromisso assumido publicamente de reabilitar o edifício, volvidos cinco anos, está na base do estímulo da desistência de mais de 130 alunos naquele Instituto, durante o ano lectivo findo.

O Director da Instituição, Domingos Napoleão Machado, lamentou o facto e considera constrangedor e de preocupante o número de alunos que preferiram desistir das aulas no ano lectivo 2011/2012. “Dos 840 alunos matriculados nos dois níveis de ensino, portanto, básico e médio, 436 alunos tiveram aproveitamento positivo. Temos a lamentar apenas que, tivemos um índice de desistência na ordem de 130 alunos que, nós achamos preocupante. O ano lectivo transacto, foi conduzido por 81 docentes”, declarou aquele responsável.

Para o presente ano lectivo 2012/2013, aquela instituição escolar do ensino médio de pescas, por razoes de degradação do edifício, apenas vai matricular 135 alunos para o ensino básico, e não haverá matrículas para o ensino médio: Das 28 salas de aulas existes, 22 estão encerradas, o mesmo acontece com as salas oficinais, algumas delas também encerradas e os laboratórios todos desactivados.

O curso de Mecânica Geral está igualmente encerrado no presente ano lectivo, segundo disse o responsável daquela instituição de ensino no Namibe. Actualmente, dentro destas dificuldades, 31 professores, asseguram o ensino no «CEFOPESCAS», nos cursos de Tecnologia de Pescado, Motores Diesel, Mecânica de Frio, Carpintaria Naval, Mestres de Pesca, M. Pescador, Electricidade, Serralharia e Rádio Técnica.

O Instituto Médio Hélder Neto, é o único em Angola que forma técnicos médios para o sector de pescas. A estatística revela que foram formados neste Instituto, de 1982 á 2010, 2696 alunos, nas especialidades de Tecnologia de Pescado, Mecânica de Motores Diesel, Maquinas, Instalações Frigoríficas, Electricidade, Piloto de Altura, Mecânica Geral.

Domingos Machado foi um dos 23 estudantes dos primeiros três cursos abertos naquela instituição no lectivo de 1985/1986. Num passado recente e no quadro da cooperação com os países Africanos de língua oficial portuguesa, este mesmo instituto agora entregue a sua sorte, formou técnicos médios nas especialidades já referidas, para os países como Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, respectivamente.

Vários técnicos locais formados igualmente neste instituto, estão a fazer mestrado e outras especializações no exterior do país, sobretudo em Portugal, Espanha e Polónia, para num breve, assegurarem o normal funcionamento da Academia de Pesca em construção nesta província litoral sul de Angola.

Sem comentários: