terça-feira, 4 de setembro de 2012

Eleições com muita irregularidade e desorganização denunciada pelos eleitores


O dia em que os angolanos votaram pela terceira vez na história transcorreu como um feriado na capital do país, Luanda, que teve nesta sexta-feira ruas vazias e boa parte do comércio fechada.Nos locais de votação, porém, muitos se queixavam da organização do processo eleitoral que definirá o próximo presidente do país e a composição da Assembleia Nacional.
ANGOLA24HORAS.COM
O grupo Movimento pela Verdade Eleitoral, ligado a ativistas da sociedade civil contra frauda nas eleições 2012, criou um site (http://eleicoesangola2012.com )para que angolanos pudessem denunciar em tempo real dificuldades enfrentadas na eleição.
Entre as principais queixas feitas estavam a impossibilidade de votar porque o local de voto era muito distante; a ausência de listas dos eleitores nos locais de votação, o que os impedia de votar; a presença de delegados não credenciados nos centros eleitorais; e sugestões por parte de fiscais ou delegados para que se votasse no partido do presidente, o MPLA.
Às 17h, a duas horas do fim do horário de votação, muitos angolanos pelas ruas de Luanda ainda não haviam votado.
Contra fraude faz as suas denúncias pelo site http://eleicoesangola2012.com
Denúncias             
Os brigadistas estão a ser substuídos por estranhos agente do SINFO sem experiência e pessoas estranhas. Desde 2008 até hoje nunca ouve um reconhecimento. Não assinado Estão a levar urnas com votos nas provincias. Em autocarros de marropas militares. Pediu explicitamente anonimato Eu quando fiz actualização do meu cartão..escolhi o meu sítio. Agora mandei um SMS no número da CNE 114 recibi uma msg que o meu local de voto é na escola. Não assinado A igreja kimbangista nos diz para votar só no MPLA dentro da igreja no calemba 2 e não gostámos. Não assinado Sou morador da viana, bairro CAOP.
Mandaram-me votar na escola 5, fui lá mas não encontrei o meu nome. Rogério, Luanda Eu sou cidadão eleitor, mas a assembleia onde iria exercer o meu direito de voto não existe. Ajudem-me. Aníbal da Paixão, Luanda Na página 3 do jornal de angola diz que a unita destruíu pontes, estradas, arrasou a economia nacional entre outros. Porquê? Numa fase como esta! J.C. , Luanda Resido em Luanda, consultei a CNE que me diz que tenho de votar na Lunda- Norte.
Preciso da vossa ajuda. Januário, Luanda Fiquem atentos à Igreja de Simão Toco. Tem uma assembleia de voto. Estão a obrigar os crentes a votar na igreja. Kiala, Luanda Há uma Assembleia de voto na residência militar no Bita Tanque, Vila Flor, Kilamba Kiaxi Não assinado Enviei mensagem ao nº 114 e recebi a seguinte resposta: O teu nº não existe nos cadernos eleitorais. Adão Xavier Tavares Neves Antonio Miguel vota na assembleia 'Escola do Quicote n' 436', Mesa 1, pagina 7 do caderno eleitoral, numero de ordem 67, Provincia Uige, Municipio # MANOS AJUDEM-ME EU ESTOU EM LUANDA E MANDARAM ESTA MENS P VOTAR NO UÍGE. ESTOU NO KAMAMA. Neves António Miguel, Luanda Estou em cabinda há 2 dias, mas hoje assisto a uma autêntica bajulação que ESTÁ ACONTECER AGORA: Pancadaria séria, com ferimentos e detenções, criancas coagidas a ir ao comício, sem comer desde às 6h, entre militantes do MPLA, UNITA e Polícia, no 1º de Maio.
Tudo porque JES está cá. É pena. Não assinado Manos para ajudar e denunciar. Haverá muita abstenção porque alguns eleitores de Viana, mesmo pedindo para votar em Viana, o nome saíu na ilha e alguns até no interior, no Bié. Não assinado Nsingi Bruno Xavier vota na assembleia 'Escola Primaria N' 6019 (Bairro Malanginho) #2', Mesa 6, pagina 16 do caderno eleitoral, numero de ordem 158, Provincia#. Eu também estou à procura dessa assembleia. Nsingi Bruno Xavier, Luanda Boa tarde ilustres, o meu número de reg: 3751, grupo:60279, fikei sabendo k devo votar no colegio amor e paz 1 e ate agora nao ha listas afixadas... Ajudem Não assinado A minha irmã registou se em Luanda, mas calhou votar em Caxito.
Não assinado O numero que indicou nao consta nos cadernos. Não assinado Eu tambem fiz na tablete mas a cne diz que não existo nos cadernos Não assinado Ao actualizar o meu cartão escolhi votar no instituto médio politécnico do Cazenga, mas agora, quando tentei consultar, dizem-me que o meu nome não consta e fiquei sem direcção. Consultei então o serviço SMS da CNE e fiquei a saber que me colocaram no colégio visão, mesa 1, pag. 41 do caderno eleitoral, nº de ordem 48. Não foi o local que escolhi. Não assinado O meu número não consta da lista do colégio Maria Luísa. Digo mais, o meu tio está na polícia colocado no município do Bungo, província do Uíge, mas dizem que tem de votar no Cazenga, em Luanda. Pedro António, Luanda O nome da minha mulher não saíu.
O que faço para ela poder votar? Não assinado Olhem, eu vi o presidente da comissão de moradores com um saco de boletins de voto. Alcino Tavares, Luanda Vivo no bairro da Vidrul, município de Cacuaco. Aqui estão a pedir e a recolher os cartões de eleitor. Gomes Neto, Luanda Vim ontem de Benguela, mas particularmente no município do Bocoio há uma tremenda recolha de cartões. (cartões eleitorais) Daniel Pedro, S. Pedro da Barra As nossas bandeiras da UNITA e PRS em Mandimba foram queimadas ao MPLA, na pessoa do administrador municipal de Mbanza Kongo, Ângelo dos Passos, através da briga que houve entre UNITA e MPLA. Não assinado Aconteceu ontem 26.08.12 na comuna de madimba,municipio de mbanza kongo,provincia do zaire,obrigando a populacao dormir nas matas,bem como uma crianca de 10 anos escapou esfaqueamento pelos militantes do mpla. A briga foi protagonizada pelo administrador comunal de madimba e o secretario comunal da jura.
Daniel António Afonso, SG da JFNLA O meu colega actualizou os dados cá em Luanda, os dados são duplos, partilhados com uma sra que há de votar em Lucapa (Lunda-Norte). Nao assinado Tenho um cunhado estrangeiro que trabalha num dos Municípios de Malanje e já tem o bilhete de nacionalidade angolana. O bilhete dele e o cartão eleitoral indicam que ele é natural do Bocoio-Benguela. Pergunto-me em quem vai votar, e se é normal tratar nesta fase do campeonat? Estamos rodeados de fraude. Obrigado. Ao meu amigo e vizinho foi concedido há 6 dias o cartão eleitoral no siac, que continua a emitir cartões até hoje.
Não assinado Manos, no Cazenga, na área da OMA, há um jovem actualizar os cartões eleitorais com a sua máquina. Não assinado João António Muondo Dala vota na assembleia 'Colegio Dion Carlo', Mesa 1, pagina 13 do caderno eleitoral, numero de ordem 124, Provincia Luanda, Municipio # a CNE enviou-me esta mensagem, eu nao entendo aonde está o colégio, DIOM CARLO. João Dala, Luanda O número que indicou não consta nos cadernos. ESTA É A RESPOSTA QUE DERAM.6O214 ESTE Nº É DO MEU CARTÃO Não assinado José António da Silva vota na assembleia, Administração Comunal do Mussulo,Mesa 2,pagina 4 do caderno eleitoral,numero de ordem 38,Pr.Lu.eu vivo no Cassequel, onde atualizei. José António da Silva, Luanda Sou novito. Eu tambem estou nesta situacão. A assembleia indicada não existe. Assembleia T, escola das madres numero 9067, mesa 7, página16 numero de ordem 153, Viana Não assinado
Em plena 9 h, na Assembleia de voto da escola Primaria Bom Deus em Cabinda, nao se verificava nenhum eleitor.
Não Assinado, De Zaire ao Cunene
A mesa número 5 da Casa da Juventude em Viana, Luanda, não tinha caderno eleitoral. 20h41.
Não Assinado
Huambo - Houve um erro na votação por falta de tendas para colocar as cabines, isso na Assembleia de voto número 10.09.064. H-F. 16 horas 06 minutos.
Não Assinado
AV Nº 042, contagem à luz de lanterna dos telemóveis. Vários militantes do MPLA participam da contagem (18h22m).
Francisco Paciente
No Cazenga, bairro do Calauenda Assembleia 111,112,113, a contagem está a ser feita com lanternas e os telefones. Energia bazou.
SMS Não Assinado
Na escola 9064 estrada de Catete, acaba de chegar um carro de marca toyota com a matricula ld 64-69 ea do qual desceram dois senhores de fato e que entraram para assembleia de voto e estão a conversar com os delegados de lista, não consigo saber o que estão a conversar, mas neste entretanto, chega um carro da polícia de matricula ld 84-24 dd e descem 4 policias que se põem a falar com 2 indivíduos a paisana que agora nos estão a escorraçar do local, não querem que fique alguém próximo da assembleia, estão a usar de violência para quem resistir, por isso vou me retirar para casa.
José Antonio, Estrada de Catete
Delegado de lista pela Unita Biavanga Sebastião Paulo informa que na escola primária nº 4053, assembleia de voto nº 480 ao Sambizanga a Unita sai-se vitoriosa com 58 votos, MPLA 51. Biavanga Sebastião Paulo, Sambizanga
Na Assembleia de voto nº 04.15.005, Instituto Politécnico do Cacuaco, bairro 17 de setembro mesa 12, MPLA obteve 90 votos, UNITA 88, CASA-CE 29, PRS 8, ND 1 e o restante 0 votos.
Não assina
Agentes não identificados que se faziam acompanhar num carro de marca toyota com a matricula ld 64-69 ea que se fizeram a escola 9064 estão a carregar as urnas para local incerto. Chegaram ao local e depois de conversar com a policia presente no local e o presidente da mesa lhes foi permitido o acesso a partir da porta dos fundos, estou a testemunhar isso agora e é muito grave.
Joaquim Pereira, Grafanil
Administração comunal do Missombo, João Catengo, reclama junto da CNE - Menongue. A falta de boletins de votos condiciona o voto da população desta comunidade.
Não Assinado
Na localidade do Farol das Lagostas (bairro Uíge) , distrito do Sambista, votou-se sem cadernos eleitorais, funcionaram com uma lista A3, lista essa que a lei não prevê para as mesas,isto é, na escola primaria 4032, Venâncio de Moura. – 18h00 -
Pedro Malembe
AV Nº1176, escola adventista na Gamek não tem energia e a contagem está a ser efectuada assim mesmo.
José Pedro
Junto à escola do Pedalé no Morro Bento tenda Nº 149. Estão a contar os votos a luz de telemóvel.
José Pedro, Luanda
Colégio Fredão, Boa-fé CAOP A, Viana. AV totalmente escuro, lanternas de telemóvel e policiamento impedindo que se acerquem (19h50).
Domingos, Luanda
AV 069, urnas levadas para local incerto. Falta luz (18h00).
Francisco Paciente
Na escola 4015 "ex 22". Município Sambizanga/Mota.
Estão a indicar as pessoas que não sabem ler, a votar no nº 2 Mpla.
Don king Mc under, Luanda
A falta de energia eléctrica nas assembleias 016, 018, 020, 025, 057, 078, 079, 080, 081, 089, obriga as equipes a transportarem as urnas para a sede municipal de Menongue para contagem de votos.
Não Assinado
AV Nº 417149 falta luz. Ainda há muita gente por votar e estão a ser mandadas embora (às 18h20m).
Ana Felix Domingos
Na Assembleia de voto (nº 171) mesa 3, em que exerci meu direito e dever, os polícias estavam a menos de 4 metros. Lembrem-me o k diz a lei, por favor. E por outra, quem supostamente devia fazer o trabalho de indicar o local onde devíamos votar estava a dormir, sentado, a passear, etc; com fome, a pedir comida aos eleitores, não entendi nada... E o que fez a equipa de logística, as refeições onde foram parar?? Fico Por aqui!!!!
José Junior, Rocha Pinto
Na escola das madres em Viana, Km 12 o Delegado da CASA-CE André Francisco reclama falta de luz, o gerador que fornecia energia ao local foi abaixo e ele e seus companheiros estão abandonados pela direção do seu partido se comida nem água.
André Francisco, Viana
Aqui no Benfica, as Assembleias: 089, 042, 069, 043, 021, 046. Todas essas que eu mencionei, os votos estão a ser contados agora a luz de lanterna dos telefones do escrutinadores e com forte presença dos jovens vestidos com camisolas do MPLA. Houve pouca afluência ao voto entre 200 a 300 eleitores compareceram nas mesas para votar. Os eleitores estão preocupados com o resto dos boletins.
Francisco, Benfica
Estou na fronteira santa clara e a policia fronteiriça não esta a permitir a passagem ou entrada de angolanos que vivem em ondangwa e onguendiva e outras partes da namíbia que vieram para votar em ondjiva e santa clara. eles tem direito pois se registaram e as assembleias deles é aqui porquê não entrar?
Elma Francisco, Ondjiva
Estalagem AV 104 - Votação suspensa enquanto Presidente da Assembleia de Voto conversa em particular com dois indivivuos do SINFO.
Silva 16h:50
Assembleia sem luz, no bairro Rocha Pinto na escola da Paviterra, os votos estão a ser contados com lanterna
Não Assinado
A AV EXEMPLAR DO DIA: Nº 43, Colégio Josuana, todo bairro do panguila sem luz (18h05). Tem gerador mas não tem ninguém para ligar. As 18h20 a AV fechou votando apenas os eleitores que aguardavam no seu interior. Todas as urnas foram lacradas até que luz volte, nem que tenha de se esperar até amanhã. Tem observadores da SADC que até agora têm tido um comportamento equilibrado.
Américo Vaz, Bengo
Colégio Amor e Paz, Kalemba 2. Não há delegados da oposição, trancaram os portões para contar os votos, mas nós estamos a rebentar o portão porque queremos que eles contem a nossa frente (18h45m).
Tati, Luanda
Administrador Comunal do Missombo em Menongue, João Matendo, reclama junto a CNE de que a falta de boletins de voto naquela comunidade, fará com que as pessoas não votem.
Não Assinado
Em algumas Assembleias nota-se ausência clara de observadores e delegados de lista.
Alguns delegados de lista do MPLA abandonaram as Assembleias e estão a sensibilizar eleitores para votarem no MPLA. Dizem terem recebido orientação para assim procederem.
Isto é absurdo.
NDF
Aqui no Bairro Nzaje (28 de Agosto), Pessoas enviam mensagens com os seus dados para o nº 114 disponibilizado pela CNE, foram indicados para votarem nos colégios Júlia e Flora. Postas lá, os seus nomes não constam nos cadernos eleitorais. Muita gente ficou sem exercer o direito de voto.
Denúncia Anónima
Presidente da Assembleia AV-10.05014, Katchiungo, está a acompanhar os eleitores até a cabine de votação e está a exigi-los votarem no MPLA
HF-Huambo
Petrangol, Assembleia de voto 509, na escola Estacio Paim, não tem luz electrica e a contagem de votos estão a ser feitas.
18h43
Atualizou com amigos para votar na escola 8010, na CAOP-Casa Nova em Cacuaco, mas apesar dele ter logrado votar, os seus companheiros foram forçados à abstenção pois não tinham os seus nomes nos cadernos
(18h20) Teodoro
2 carros de marca Hunimog, cor branca, com motoristas e acompanhantes fardados a FAA, foram vistos a distribuir meios logísticos da CNE nas AV no Nzinga Mbandi e ao longo da Av. Marginal em Luanda. Isto passou-se às
17h30. Timóteo João, Luanda
Nos municípios do Kinjenje, Ukuma e Longonjo, Katata, Cuima até agora nenhuma urna foi levada para à cidade.
18h24:53 – Kapwatcha Angelo
Já são 18h13, os presidentes das duas mesas de voto, isto na casa da juventude (Viana), deu ordens para que se desse mais 30 minutos. O que quer dizer que a votação vai até as 19h30m. Alemão
Em Catete vi um helicóptero a levar urnas por volta das 15-16 horas. Tony Domingos. 18H10 via Facebook.
Casa da juventude em Viana com Assembleias N-04-17-189 e 04-17-190, sem luz e sem cadernos eleitorais. Neste momento o aparato policial aumenta e os eleitores sentem-se intimidados.
17H58. – Alemão
Já são 18h13, os presidentes das duas mesas de voto, isto na casa da juventude (Viana), deu ordens para que se desse mais 30 minutos. O que quer dizer que a votação vai até as 19h e 30m. Alemão
AV 088, Cassequel, Colégio Montinho continua a reforçar que até agora, 18h15m ainda não lhes foi permitido votar
Alexandria Dias, Luanda
Vi a sair agora (17h40m) da minha AV no katinton uma Hilux preta com vidros fumados carregando duas urnas.
Rogério dos Santos, Luanda
Panguila, ainda se vota na sua AV, mas a luz foi cortada agora, exclusivamente na AV, pois o resto do bairro continua iluminado
(18h15m) Francisco Barros, Bengo
Há irregularidades aqui no Cassequel do Buraco, na escola Quintino, na assembleia 088. Fecharam e não querem que a população vote. Help.
Mad Kurtz Kurtz – 17H53

Sem comentários: