quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Deputado do MPLA e General Fantasma


Os antigos combatentes da província da Huíla continuam a manifestar o seu descontentamento pela forma como o mais alto comando das Forças Armadas Angolanas (FAA) tem promovido algumas figuras locais, entre empresários e políticos, ao generalato.
Uma dessas figuras é o actual deputado e primeiro secretário do MPLA na Huíla, João Marcelino Tyipinge. O referido político está inscrito na Caixa Social das FAA, com a patente de tenente-general, recebendo um subsídio equivalente a cerca de US $3,000 mensais. Como deputado, João Marcelino Tyipinge aufere o equivalente a US $15,000 mensais, incluindo subsídios.
“Nunca vi o Tyipinge a envergar a farda das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola  (FAPLA). Eu e ele lutámos pelo exército português e, depois da independência, trabalhámos juntos na alfabetização, na secção de ensino de adultos na escola do partido [MPLA]”, confidenciou um antigo colega seu sob anonimato.
O perfil do deputado, no sítio da Assembleia Nacional, não inclui qualquer passagem pelo exército, português ou angolano. Os dados biográficos do deputado indicam que, de 1972 a 1986, foi “funcionário público do Ministério da Educação”; de 1982 a 1986, “quadro do partido na Huíla” e, desde então, secretário nas mais diversas funções, no secretariado do MPLA na Huíla.


Sem comentários: