quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dom Rui Ferreira Quixote


O empreendedorismo das principais figuras de Estado em Angola, quando não se revela alarmante, no que toca à apropriação ilícita de fundos e bens públicos como propriedade privada, às vezes produz situações caricatas.
Maka Angola traz a lume a disputa legal entre o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, e o sócio-gerente da sociedade comercial Organizações Lisboa Santos (OLS), António Lisboa Santos Júnior, pela propriedade do edifício do Clube Dom Q, antes conhecido como Discoteca Dom Quixote, à Rua Major Kanhangulo, nº 63/65, em Luanda.
A 19 de Fevereiro de 2007, o então advogado Rui Ferreira assinou uma declaração irrevogável, na qual António Lisboa Santos Júnior o autorizava a proceder à aquisição, “com recursos próprios” do imóvel à Sociedade Comercial Mota & Irmão. Como parte do acordo, a OLS amortizariam a dívida ao comprador Rui Ferreira no prazo de quatro anos, com o pagamento de prestações mensais, findo os quais Rui Ferreira transmitiria a propriedade do imóvel para a OLS.
Dois dias antes, a 17 de Fevereiro do mesmo ano, Rui Ferreira assinou o contrato de compra e venda do imóvel, com a Mota & Irmão, então avaliado em US $550 mil. E reconheceu-se o arrendamento à OLS  “em circunstâncias conhecidas do promitente-comprador”.
Uma vez em posse do edifício, na qualidade de proprietário, Rui Ferreira ignorou o acordo de transmissão do imóvel. O acordo de cavalheiros, subscrito em declaração irrevogável, deu lugar ao engano. Rui Ferreira nomeou a sua filha para gerente da discoteca e deixou de responder aos apelos do sócio.


Sem comentários: