terça-feira, 18 de setembro de 2012

Populares insatisfeitos com irregularidade no fornecimento de energia eléctrica


Caxito – Moradores dos bairros do Kingungo, Cawango, Kitonhi, Kitongola, arredores da cidade de Caxito, município do Dande, província do Bengo, manifestaram-se neste sábado, 15, descontentes com os serviços prestados pela Empresa Distribuidora de Energia (EDEL-E.P) no fornecimento de energia.

Fonte: Angop
Alguns moradores dos bairros em referência, disseram que o fornecimento de energia eléctrica é caracterizado por cortes constantes a qualquer período do dia, além do atraso por parte dos técnicos desta empresa no processo de ligação da rede pública ao domicílio.

João da Silva, morador do bairro Kingungo, informou que depois da EDEL-E.P instalar os postos da rede pública ficaram cerca de dois meses, apesar dos apelos feitos pela administração municipal do Dande para a distribuição de energia aos domicílios, que foram muitas vezes ignorados por técnicos desta empresa.

Frisou que muitas das vezes o seu bairro fica entre quatro a cinco dias sem energia eléctrica, situação que tem estado a preocupar os moradores da zona, devido ao facto de aumentarem o número de assaltos.

Já Maria de Carvalho, do Cawango, afirmou que este bairro é um dos mais prejudicados nos cortes, provocando com isto transtornos na vida diária das famílias, uma vez que muitos dos seus electrodomésticos ficaram danificados em função da situação.

Por seu turno, o administrador municipal do Dande, Mateus Domingos Diogo Manuel, explicou que o grande problema reside no facto da EDEL-E.P no Bengo não ter feito até a presente data a entrega do sistema da rede de iluminação pública e domiciliária, completamente reabilitada ao governo da província.

Frisou que depois da entrega ao governo local, este por sua vez dará toda responsabilidade a EDEL-E.P para poder distribuir a luz aos domicílios através de assinatura de contratos com os consumidores.

Segundo Mateus Manuel, na perspectiva de consumir a energia eléctrica algumas pessoas não querem cumprir com alguns requisitos contratuais, situação que permitirá corrigir o hábito de certos munícipes que pretendem ter luz a custo zero.

O responsável deu a conhecer que neste momento a cidade de Caxito está a ser abastecida de energia eléctrica a partir da subestação do Kifangondo (Luanda), devido a diminuição do caudal do rio-Dande, situação que impede o normal funcionamento da Barragem Hidroeléctrica das Mabubas.

Ante este problema, o administrador do Dande mostrou-se preocupado com diminuição do caudal do rio Dande, resultado da falta de chuva. O Aproveitamento Hidroeléctrico das Mabubas, localizado nos arredores daquela cidade, com capacidade de 26,8 megawatts (Mw), foi inaugurado em Maio deste ano, pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente.

A barragem, cujas obras de reabilitação e ampliação da sua capacidade de produção energética estiveram a cargo da construtora chinesa GHCB-Angola, conta com uma linha de transmissão de 60 quilovolts (Kv) para a província de Luanda. A barragem vai gerar energia suficiente para cobrir na ordem dos 100 por cento as necessidades energéticas da cidade de Caxito e o município dos Dembos, província do Bengo.

Sem comentários: