quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ANGOLA. Prevê-se crescimento económico em 2010 na ordem dos 5.9%


Pretoria (Canalmoz) - A produção de biocombustíveis já está a ter impacto no crescimento económico angolano, sendo um dos factores por detrás da actual aceleração, juntamente com a subida da produção petrolífera e maior investimento público, de acordo com a “Economist Intelligence Unit (EIU)”.
No seu mais recente relatório sobre Angola, a EIU prevê para este ano um crescimento da economia de 5,9%, uma forte recuperação em relação à contracção de 0,9 % que estima tenha ocorrido no ano passado.
“Prevemos uma forte retoma em 2010, apoiada pela subida da produção e preços do petróleo, investimentos públicos robustos e o início da produção dos primeiros projectos de biocombustíveis”, refere a EIU.
No próximo ano, o crescimento económico deverá acelerar, em linha com a subida da produção petrolífera.
O projecto de Gás Natural Liquefeito (GNL), avaliado em 8 mil milhões de dólares, deverá contribuir para um novo salto do crescimento económico em 2012, para 9,4 %.
Nesse ano, as exportações angolanas deverão atingir 60,7 mil milhões de dólares, um terço mais do que o registado em 2009.
“Prevê-se que se mantenham de modo geral estáveis de então em diante, graças ao abrandamento do crescimento da produção [petrolífera] e moderação de preços”, refere a Economist Intelligence Unit (EIU).
A EIU avança mesmo com previsões de crescimento médio para 2013 e 2014, que estima em 7,7 %, e sublinha que a expansão económica vai continuar a ser de capital intensivo e dependente de importações, concentrada em actividades como a construção e sector financeiro.
O investimento estrangeiro deverá continuar a ser dominado por capital português, brasileiro e chinês, escreve a EIU.

(Redacção / Macauhub) 2010-11-29 11:44:00

Sem comentários: