sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em reacção aos documentos da Wikileaks. Primeiro-ministro diz que “a imagem de Moçambique não está comprometida”


Maputo (Canalmoz) – O primeiro-ministro (PM) de Moçambique, Aires Ali, recusou-se a tecer aprofundados comentários em relação ao conteúdo dos telegramas enviados a Washington pela embaixada dos EUA em Moçambique ontem divulgado no portal Wikileaks (ver a peça de abertura), mas disse que “a imagem de Moçambique, como Estado, não está comprometida”, embora seja classificado como um “narco-Estado”.
O PM começou por dizer que o Governo moçambicano “está tranquilo” e não foi notificado nem pela embaixada nem pelo governo de Washington. “Não temos nenhuma notificação da parte dos Estados Unidos da América”.
O Canalmoz questionou o PM se a informação publicada não compromete a imagem do Estado moçambicano no sistema internacional, uma vez que, segundo se lê nos telegramas, este é um “narco-Estado”.
Aires Ali disse que a imagem do Governo e do Estado não muda e continuará assim, porque “não temos alguma informação em relação ao que está a ser dito”.
O PM foi questionado igualmente sobre o futuro das relações com Washington ao que respondeu o seguinte: “temos boas relações com os Estados Unidos da América, e nada vai alterar, até porque o Presidente da República, Armando Guebuza, esteve recentemente lá (nos EUA) e as relações são e continuam saudáveis”.
Aires Ali preferiu não entrar em detalhes remetendo qualquer explicação à embaixada dos EUA em Maputo.
Esta já veio oficiosamente lamentar a publicação dos telegramas.

(Matias Guente) 2010-12-10 05:02:00

Sem comentários: