quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tráfico de seres humanos Justiça condena pai acusado de vender sua filha em Mossurize

Manica (Canalmoz) - A Justiça condenou a seis anos de prisão maior um pai que vendeu sua filha menor, a um cidadão de nacionalidade sul-africana no distrito de Mussorize, província de Manica. Alega-se que ao vender sua filha, o pai pretendia liquidar dívidas que contraíra na compra de produtos comerciais para abastecer um pequeno centro comercial de que é proprietário.
Segundo o procurador chefe distrital de Mossurize, Heriques Alves Rafael, o cidadão ora condenado pelo tribunal provincial de Manica, agora encarcerado nas selas da cadeia provincial de Manica, responde pelo nome Jon Thaund Mavavi, e tem 37 anos de idade. É pai de 5 filhos e residente no posto administrativo de Mavuco, a sul de Mussorize.
A menor, cuja identidade omitimos por questões de protecção dos direitos da criança, foi transaccionada por 15 mil rands, cerca de 75 mil meticais ao câmbio actual. A menina iria servir como esposa do referido sul-africano. Pelo menos este era o acordo a que se havia chegado para a transacção da miúda, como consta. Entretanto, dados disponíveis indicam que muitas vezes as meninas levadas de Moçambique para Africa do Sul, com promessas de trabalho ou mesmo de casamento, acabam servindo a ‘indústria da prostituição’ naquele país vizinho.
Embora a venda da menor tenha sido gorada, a Justiça em Manica diz tudo estar a fazer para localizar o comprador da menor, e quiçá encontrar as raízes do tráfico de pessoas em Moçambique.
Este caso não é isolado. Notícias de tráfico de mulheres e crianças, principalmente raparigas, são frequentes em Manica. Num estudo recente da organização pró direitos da criança, ‘Save de Children’, apurou-se que as províncias de Manica, Tete e cidade de Maputo são as que se encontram na vanguarda do tráfico.

(José Jeco) 2010-12-02 04:42:00

Sem comentários: