Segunda, 06 Dezembro 2010 20:15
Luanda – A Angop informa que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, analisou hoje, segunda-feira, em Luanda, com um enviado do seu homólogo ivoirense, Laurent Gbagbo, a situação prevalecente na Côte d'Ivoire, fundamentalmente depois da realização da segunda volta das eleições presidenciais.
Fonte: Angop
JES informado sobre situação na Côte d'Ivoire
“A situação está calma”, disse a jornalistas o conselheiro especial para a Defesa e Segurança do presidente ivoirense, Kadet Bertin, no final do encontro realizado no Palácio Presidêncial, à “Cidade Alta”.
Uma crise pôs-eleitoral instalou-se na Côte d'Ivoire depois da divulgação dos resultados das eleições de 26 de Novembro passado, vencidas pelo Chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, triunfo, contudo, posta em causa pelo seu opositor, Alassane Dramane Ouattara.
“O Presidente Gbagbo foi eleito democraticamente, reconhecido pela Lei do país, segundo a Constituição”, asseverou o interlucutor de José Eduardo dos Santos.
Disse ainda que “foi confirmado pelo Conselho Constitucional (…) em definitivo, e, ele, o Presidente, nomeou um primeiro-ministro para formar um governo e servir os interesses do país”.
“Vim, a Luanda, para transmitir ao Presidente da República de Angola que o seu homólogo, Laurent Gbagbo, venceu a segunda volta das eleições presidenciais com 55 porcento dos votos válidos, contra 45 do seu adversário, segundo os resultados apurados pelo Conselho Constitucional da Côte d'Ivoire”, acrescentou Kadet Bertin.
Considerou ainda que a atitude do outro candidato “é condenável”, acrescentando que, ao auto-proclamar-se vencedor, Ouattara, não recebeu nenhuma manifestação de apoio.
Sem comentários:
Enviar um comentário