segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Primeira-dama do Zimbabwe processa jornal por documento do WikiLeaks


Pretoria (Canalmoz) -Segundo o jornal ‘The Standard’, que cita telegrama obtido pelo ‘WikiLeaks’, Grace Mugabe, primeira-dama do Zimbabwe teria obtido altos lucros com minas de diamantes, noticiou a publicação ‘Último Minuto’ com base na delegação da BBC no Brasil.
A esposa de Robert Mugabe, Grace Mugabe, entrou com um processo contra um jornal local que publicou uma reportagem citando um documento divulgado pelo site WikiLeaks acusando-a de ter obtido “lucros tremendos” com as minas de diamante do país.
A mulher do presidente Mugabe está pedindo uma indemnização equivalente a cerca de 15 milhões de dólares americanos, do jornal dominical de Harare, ‘The Standard’.
As minas de Marange, no leste do Zimbabwe, estão entre as mais ricas do mundo. Comandantes do Exército e aliados do presidente Robert Mugabe também foram acusados de lucrar com a venda de diamantes.
A reportagem publicada pelo ‘The Standard’ no último domingo relatava um documento diplomático preparado pelo ex-embaixador americano no país James McGee, citando o director de uma mina britânica no Zimbabwe. O executivo teria dito a ele que “um pequeno grupo de altos funcionários do Zimbabwe vêm extraindo lucros tremendos com os diamantes da mina Chiadzwa”. O documento cita Grace Mugabe e o presidente do Banco Central, Gideon Gono, entre os beneficiários das vendas de diamantes, além de outros comandantes militares e lideranças do partido governista, Zanu-PF.
O advogado da primeira-dama classificou os relatos como “falsos, escandalosos e maliciosos”.

Novas eleições

Grupos de oposição no Zimbabwe, segundo a BBC Brasil há tempos acusam autoridades militares de forçar moradores locais a procurar os diamantes, matando os que se recusam a obedecer as ordens ou a não passar os lucros para o Tesouro. As autoridades acusadas sempre negaram as alegações.
Correspondente da BBC em Harare, Karen Allen diz que as acusações no documento divulgado pelo WikiLeaks poderão levar os membros do Zanu-FP a romper com seus parceiros no frágil governo de união nacional e pressionar por eleições no próximo ano. Mugabe aceitou dividir o poder com seu ex-rival Morgan Tsvangirai após eleições com resultados contestados em 2008.
Refere ainda a BBC Brasil que o ‘The Standard’ já havia enfrentado problemas com as autoridades do país anteriormente. No início do mês o editor o jornal foi preso por causa da publicação de uma reportagem que afirmava que a polícia estava recrutando veteranos da guerra de independência do país, nos anos 1970, em preparação para possíveis eleições antecipadas.

(Redacção / BBC Brasil / U.S.) 2010-12-20 05:53:00

Sem comentários: