domingo, 26 de dezembro de 2010

Portal de «Intelligence» revela que JES sobreviveu a um atentado em Outubro


Sábado, 25 Dezembro 2010 23:51

Londres - Na sua edição N° 599 11/11/2010, o portal www.africaintelligence.com, editado na Inglaterra, trás uma breve matéria alegando que no passado dia 24 de Outubro, o Presidente José Eduardo dos Santos teria sofrido uma tentativa de assassinato quando um veículo tentou interceptar o seu carro, no momento em que o estadista regressava da praia com a sua família.

Fonte: Club-k.net

Escolta presidencial abriu fogo

O site conta que a escolta presidencial abriu fogo, matando dois passageiros no veículo e recolheram as armas que foram encontradas a bordo. De acordo com as primeiras conclusões de um inquérito, os agressores eram pessoas da África Ocidental que não foram identificados.

A informação do site que vimos citando é bastante breve. Pelo menos, não se fez circular nos órgãos privados em Angola nem muito menos em forma de rumores. O Club-K tentou escutar algumas individualidades para analisar o assunto mas as pessoas contactadas não dominam a materia. Suspeita-se que terá havido algum exagero quando ao recurso da expressão “tentativa de assassinato”. Acredita-se que terá sido um grupo de intrusos que cruzou coincidentemente com a caravana presidencial.

O suposto atentado calha numa altura em que o Presidente angolano denotava um certo a vontade. Uma semana antes tivera estado num restaurante da Ilha de Luanda, Esplanada – grill, para almoçar com a sua esposa que fez anos neste dia.

De recordar que o presidente angolano anda ladeado de um forte aparelho de segurança que compõe a sua escolta. A mesma passou a dispor de equipamentos de alta tecnologia avançada. Ultimamente é transportado em carrinhas blindades (com características de hammer). Uma das (6 ou 8 viaturas) é equipada com sensor de sinais que em movimento (rápido) distorce sinais de telefones e outros aparelhos de comunicação por onde ela passa (activar ou detectar bugs).

A viatura “especial” que acompanha a escolta trás também no seu interior uma câmara móvel que sai pela parte do campão permitindo vigiar o estadista fora dela, quando vai assistir enterros ou outros cenários.

A escolta presidencial passou a integrar sapadores do sexo feminino ao que coincide com outros elementos de informação que dão conta do aumento do recrutamento de raparigas no aparelho da segurança angolana que também passou a equipar-se de sofisticadas tecnologias (equipamento de raio de cerca de 500 metros que capta através de antenas satélites sinais e até ruídos de animais domésticos).

Sem comentários: