segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Natal sangrento na Nigéria. Mais de 40 pessoas morreram em confrontes entre cristãos e muçulmanos


Maputo (Canalmoz) - O aproximar de Natal fez ressurgir conflitos religiosos entre cidadãos nigerianos. Como uma maioria cristã no sul do país e maioria muçulmana no norte, Nigéria vive momentos marcados por assassinatos, incendiamento de casas, destruição de bens públicos e privados, promovidos por extremistas religiosos.
Nas vésperas de Natal, a rixa entre cristãos e muçulmanos voltou a eclodir, fazendo mais de três dezenas de mortos.
Explosões que ocorreram na cidade de Jos, região central de Nigéria, principal palco de confrontos entre os religiosos adversários, mataram pelo menos 32 pessoas. Enquanto na sexta-feira, dia 24 de Dezembro, 6 pessoas foram mortas no norte do país. Os assassinatos foram atribuídos a fundamentalistas islâmicos que reivindicam o norte do país como região exclusiva de muçulmanos. Igrejas também foram incendiadas.
Segundo escreve a imprensa nigeriana, o porta-voz da polícia, Mohamed Lerama, disse que 32 pessoas morreram e pelo menos 74 ficaram feridas por quatro bombas que explodiram na noite da sexta-feira, em diferentes partes de Jos, cidade do centro do país, palco de grandes confrontos entre cristãos e muçulmanos.
A violência religiosa matou pelo menos 500 pessoas neste ano em Jos e em povoados vizinhos. A Nigéria, um país de 150 milhões de habitantes, está dividida quase em igual proporção entre muçulmanos, no norte, e cristãos, no sul.

(Redacção) 2010-12-27 06:08:00
Imagem: dialogospoliticos.wordpress.com

Sem comentários: