terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sudão prende mulheres em protesto contra vídeo açoitamento


A polícia sudanesa prendeu hoje dezenas de mulheres que protestavam depois da divulgação pela Internet de um vídeo em que uma mulher aparece a ser açoitada em público.

Pela lei islâmica, crimes como o consumo de álcool e o adultério são punidos com chibatadas, e esse é um ritual quase diário no Sudão.

DIÁRIO DIGITAL

No entanto, algumas leis a respeito do vestuário e do comportamento feminino são vagas e acabam por ser implementadas de forma inconsistente.

Um caso que provocou a contestação internacional foi o de Loba Hussein, funcionária sudanesa da ONU, que convidou jornalistas para o seu próprio açoitamento, depois de ser condenada por usar calças.

O vídeo, já retirado do YouTube, mostrava uma outra sudanesa a gritar enquanto recebia chicotadas de dois polícias em frente a transeuntes, num local público. Ela foi forçada a ajoelhar-se, enquanto os polícias se riam.

«Humilhar as suas mulheres é humilhar toda a sua gente», gritavam as mulheres ao serem presas na terça-feira.

Cerca de 50 mulheres participaram do protesto em frente ao Ministério da Justiça. Três seguranças à paisana derrubaram o correspondente da BBC e confiscaram o respectivo equipamento.

O Ministério da Justiça prometeu investigar se a punição exibida na Internet foi realizada adequadamente. Não está claro que tipo de infração tinha a mulher cometido.

Sem comentários: