quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ÁFRICA DO SUL. Nacionalização de sector mineiro considerada de “política desacreditada”


Pretoria (Canalmoz) - O presidente da Câmara das Minas da África do Sul, Sipho Nkosi, considera que a política de nacionalizações nunca foi bem-sucedida em nenhuma parte do mundo. Falando durante a reunião anual da Câmara das Minas em Joanesburgo, Nkosi disse que essa polícia “era uma prática antiquada e desacreditada, que acabou por empobrecer um grande número de países, alguns dos quais em África”.
As declarações de Nkosi surgem numa altura em que facções do partido no poder na África do Sul, o ANC, advogam a nacionalização do sector mineiro do país. Reagindo às declarações de Nkosi, a Liga Junenil daquela formação política (ANCYL) declarou sentir “repugnância pelas mentiras propaladas pela Câmara das Minas da África do Sul”. Um porta-voz da ANCYL, Floyd Shivambu, disse que o presidente da Câmara das Minhas “havia manifestado ignorância, e que havia exemplos que demonstravam que a nacionalização do sector mineiro era viável”. Shivambu citou o caso da empresa estatal de petróleos da Venezuela, e ainda os exemplos do Chile, Noruega, Botswana e Namíbia
O Conselho Nacional do ANC decidiu numa sessão recentemente realizada que a direcção do partido no poder na África do Sul iria investigar a viabilidade da nacionalização do sector mineiro sul-africano.

(Redacção / Business Report) 2010-11-04 06:21:00

Sem comentários: