quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Criminosos voltam a se exibir na cidade de Maputo


Bandidos atacam viatura de patrulha da Polícia com armas de fogo

Maputo (Canalmoz) – Criminosos voltaram a exibir-se às forças policiais, atacando uma viatura de patrulha da PRM, em plena Avenida Guerra Popular, no centro da cidade de Maputo. O ataque aconteceu na noite de segunda-feira, mas nenhum agente da Polícia foi ferido.
Depois dos disparos, os gatunos empreenderam uma fuga até ao interior do bairro de Chamanculo, onde dois deles, entre os quais uma mulher, acabaram neutralizados e presos pela Polícia. Neste momento, decorrem as investigações para se apurar as suas conexões.
Pedro Cossa, porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, disse ontem à imprensa que os meliantes circulavam naquela avenida por volta das 20 horas numa viatura sem iluminação, e quando se aperceberam da movimentação do carro de patrulha da Polícia, pensaram que estavam a ser seguidos, tendo logo aberto fogo contra os homens da Lei e Ordem.
Segundo Cossa, durante a perseguição numa operação que durou pouco mais de duas horas, parte dos ocupantes da viatura acabaram abandonando a viatura, mas a Polícia foi a tempo de deter dois deles, que neste momento estão encarcerados na 18ª Esquadra.
Segundo Cossa, os criminosos detidos disseram à Polícia que o autor dos disparos e outros elementos desceram algures no bairro de Chamanculo, durante a perseguição!

Outras ocorrências
Pedro Cossa disse que durante a semana passada, foram registados em todo território nacional 179 casos de natureza criminal, contra 207 registados no período homólogo do ano passado. Destes casos, 61 foram contra propriedade, 45 incidiram-se contra pessoas e 11 contra tranquilidade e ordem públicas.
Já na província da Zambézia, oito indivíduos foram detidos indiciados de roubo de 150 mil meticais num estabelecimento comercial, com recurso a catanas. Eles introduziram-se no interior, amarraram o guarda e depois roubaram. Ainda na Zambézia, no distrito de Alto Molócuè, três indivíduos de 20 e 24 anos estão a contas com a Polícia, indiciados de homicídio.
Na província de Gaza está detido um jovem de 28 anos, indiciado de roubo de treze cabeças de gado com recurso a uma arma de fogo.
Na cidade da Matola, na rua das ‘’laranjeiras’’, dois indivíduos estão detidos depois de terem sido surpreendidos a assaltar uma jovem com recurso a arma do tipo pistola.

Acidentes de viação
Durante a semana passada, foram registados 66 acidentes que resultaram em 58 óbitos, 72 feridos graves e 113 ligeiros. Quanto à tipologia dos acidentes, 38 foram por atropelamento, 12 choques entre viaturas, 10 despistes e capotamento e 11 por má a travessia de peões.
No que toca ao controle de álcool, foram fiscalizadas 17.648 viaturas, impostas 3.429 multas, 448 cartas apreendidas por excesso de velocidade, 22 automobilistas detidos por condução ilegal.
A Polícia disse ainda que na semana passada foram repatriados 360 moçambicanos da África do Sul através da fronteira de Ressano Garcia. Já no extremo norte, em Cabo Delgado, dois polícias tanzanianos identificados por Sikule e Martins, foram autorizados a entrar no território nacional para virem recapturar dois tanzanianos indiciados de terem morto uma pessoa numa das cadeias daquele país vizinho.

(Cláudio Saúte) 2010-11-03 05:52:00

Sem comentários: