quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Em plena reunião pública. Secretário do bairro Jorge Dimitrov propõe institucionalização de “guias de marcha”


O secretário do bairro é uma figura criada pelo partido Frelimo e existe praticamente em todos os bairros e povoações do país

Maputo (Canalmoz) - Durante uma reunião pública no bairro Jorge Dimitrov (Benfica), na cidade de Maputo, o secretário deste bairro impôs aos moradores locais a obrigação de exigir “guias de marcha” a todas as pessoas que pretendem arrendar casas e passar a habitar naquele bairro.
A reunião teve lugar no passado sábado, dia 30 de Outubro, no “Círculo” e tinha como objectivo a reflexão dos moradores sobre os problemas locais.
O secretário do bairro de Benfica, cujo nome não conseguimos apurar, popós esta iniciativa como forma de reduzir a criminalidade, que é cometida por pessoas aparentemente residentes no bairro, mas desconhecidas.
Para o secretário, a solução passa por institucionalizar as “guias de marcha” para permitir fácil controlo dos moradores do bairro e assim reduzir a criminalidade.
A tese do secretário do bairro foi veemente repudiada por alguns cidadãos que lotavam o espaço do “Círculo”.
Alguns intervenientes que pediram a palavra, logo após a apresentação do secretário do bairro, criticaram-no claramente.
“Neste país temos um único documento para nos identificar como moçambicanos, que é o Bilhete de Identidade. Esse documento serve em todo o território nacional. Então, aqueles que vierem de outros locais a pretender arrendar casas aqui, podem utilizar esse documento e o arrendatário pode aceitar sem problemas”, disse um interveniente de nome Rogério Paulo Gongondela que foi secundado por muitos outros.
Entretanto, Matilde Santos, outro membro do secretariado do bairro, propôs a mudança do nome de “guia de marcha” por “declaração de transferência de bairro”. Matilde disse que a expressão “guia de marcha” pode criar remorsos a muitos moçambicanos, mas disse que é necessário haver um documento passado pelas estruturas do bairro de onde sai um cidadão a confirmar o seu “bom comportamento”.
O debate prosseguiu, sem consenso, entre os moradores do bairro de Benfica, mas ficou a alerta sobre o pensamento que está a dominar os membros do partido no poder.
As “guias de marcha” foram institucionalizadas em Moçambique durante o período do regime marxista, adoptado e imposto pela Frelimo nos anos subsequentes à independência. Deste período, marcado também pelas aldeias comunais, guardam-se muitas e más recordações.

Projectos e limpeza acordados
Entretanto, na mesma reunião do bairro foi acordado entre os moradores que passarão executar serviços de limpeza das ruas locais, substituindo o conselho municipal que se revela incapaz de limpar os bairros.
A população de Benfica saudou ainda o anúncio feito pelo respectivo secretário do bairro de que a população local passaria a beneficiar dos Fundos de Investimento de Iniciativas Locais, os célebres “7 milhões”.

(Alexandre Luís) 2010-11-02 05:27:00
Imagem: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=11223

Sem comentários: