terça-feira, 16 de novembro de 2010

Apresentaram facturas pró-forma fictícias. Membros do MPLA na Bélgica acusados de desviar dinheiro da festa da independência


Lisboa - Comemora-se o 11 de Novembro, 35° aniversário da República de Angola e para tal o governo de Angola disponibilizou uma verba no valor de dez milhões de USD para as festividades no país e na diaspôra. Segundo fontes seguras, a embaixada de Angola na Benelux recebeu do bolo, uma fatia de 55 mil euros.

Fonte: Club-k.net

Apresentaram facturas pró-forma fictícias
Deste valor a embaixada disponibilizou 21800 euros à uma comissão encarregue de organizar a festa que teve lugar sabádo na sala Concert Nobel, rua d'Arlon em Bruxelas.

A referida comissão que foi criada pelos Senhores Agostinho Gato e Honorina Lusekumbanza, coordenador do secretáriado do comité do Mpla e primeira secretária da OMA do Mpla na Benelux respectivamente. Ambos apresentaram-se junto da embaixadora angolana com mais 3 elementos num encontro onde ficou acordado que a mesma haveria de organizar a festa de independência de Angola.

O Plano dos vilões
Composta então a comissão para realização das festividades do 11 de Novembro, em que a mesma endereçou uma carta à embaixada a pedido de apoio financeiro e logístico, onde na referida carta estava descrito o número de conta da comissão, 001-6258604-46 em que embaixada teria de depositar o valor de 21800 euros. A embaixada exigiu à comissão uma factura pro forma. A comissão emitiu então tal factura, mas com o número de conta pessoal de um dos membros da comissão, Zimene Paca Mulowa, 063-4468026-17, na suposta intenção de desvio da verba.

Gabriel de Sousa que também faz parte da comissão, dectetou a diferença das contas bancárias e alertou a embaixada sobre o alegado plano macabro. A embaixada por sua véz exigiu a Gabriel que fizesse por escrito tal denúncia cuja copia o Club-k dispõe.

Outra contradição detetada foi que a empresa de carting supostamente contratada para servir, não correspondia com a descrita na fatura pro-forma, sabendo-se que a empresa descrita na factura pro-forma é fictícia.

Os três elementos arquitetos do plano fraudulento, Agostinho Gato, Honorina e Zimene Molowa, dão a sua fusca versão salientando que . Gabriel de Sousa não entende de organização de festa e que nada tem haver com o se estava a passar.

A fúria de Agostinho Gato trasbordou os limites do civismo, chegando mesmo a agredir fisicamente o sr. Gabriel de Sousa.

Estavam disponíveis 400 bilhetes de ingresso à festa, já esgotados, vendidos sem exceção a 20 euros. Feitas as contas, o sr. Agostinho Gato e sra. Honorina não apresentaram até ao momentos contas credíveis, fazendo o jogo de “empurra empurra” entre os 2, onde um diz que só recebeu Y ingressos e o outros de .

Na reunião realizada na manhã, 12 de Novembro na embaixada e presidida pelo sr. Paulo Alves, secretário executivo da embaixadora, a sra Honorina que dispunha de 150 bilhetes, apenas apresentou a quantia de 300 euros. O mesmo sr. Paulo Alves privatizou uma certa quantidade de ingressos.

Tudo quanto se sabe da sr. Honorina, a mesma a quando da comemoração do Março Mulher do corrente anos, foi-lhe disponibilizada uma verba que evaporou-se da sua algibeira, sem no entanto realizar qualquer actividade.

Foi responsável pelo afundamento da “associação Alegria” em que a mesma era presidente vitalício, usurpando das verbas e outras regalias que o governo e outras instituições belgas ofereciam a associação.

Saudades aos antecessores
Sabe-se de antemão que o governo angolano disponiblizou verbas para comemorar condignamente dos 35 anos do nosso querido país, coloca-se aqui um ponto de interrogação. Por que é que se esta a cobrar o ingresso à festa no valor de 20 euros, cerca de 17 usd por pessoa?

Nos tempos idos dos anteriores embaixadores, mesmo sem a disponibilização de verbas do governo central de Angola, a embaixada brindava a toda comunidade na Benelux festa de gâla com entrada grátis.

Sem comentários: