quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Matanças em Mussorize. Populares lincham cidadão que matou uma menor por espancamento



Manica (Canalmoz) – É uma situação de “estado selvagem” o que se vive no distrito de Mussurize, a sul da província de Manica. São matanças atrás de matanças, sem que haja quem consiga pôr ordem na comunidade. A população deste distrito linchou um cidadão de nome Aizeque Mugodua Sitole, de 30 anos de idade, acusado de matar uma menor de 10 anos por espancamento.
O cidadão ora linchado era residente no posto administrativo de Dacata, distrito de Mussurize, a sul de Manica.
As razões que o terão levado a espancar a vítima até à morte são desconhecidas.
Nesta comunidade, a Polícia quase que não existe para resolver estes problemas. Só esteve lá para fazer registo das mortes e reportá-los à imprensa.
O porta-voz do comando provincial da PRM em Manica, Belmiro Mutandiua, disse que a Polícia apurou que a menor morta por espancamento respondia pelo nome de Elisa Chianzo.
A Polícia suspeita que antes de matar a criança, o criminoso, tê-la-ia violado sexualmente.
A população local diz ter assassinado o cidadão depois dele ter falado de crime de violação da menor, embora ele se tenha recusado a admitir que fora ele que lhe tirara a vida.
Segundo a Polícia, o criminoso, ora linchado, dissera que quem matou a pequena Elisa foi um comparsa que, entretanto, não foi neutralizado pela comunidade.
Ficou por se saber se o linchado foi quem matou a criança, mas admitiu-se apenas por fortes suspeitas. Já cá não está para se apurar a verdade.
A Polícia quase que não existe para lidar com os problemas da comunidade.

(José Jeco) 2010-11-03 05:33:00

Sem comentários: