sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Suspeita de tráfico de seres humanos em Nampula


Polícia detém 97 estrangeiros transportados num contentor

O motorista da viatura de marca Nissan, com a chapa de inscrição AAG-184 -MC, Adão José da Silva Correia, está em fuga e a PRM diz estarem em curso diligências com vista a neutralizá-lo

Nampula (Canalmoz) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Nampula, neutralizou no último fim-de-semana, na zona de Lourenço, posto administrativo de Namaita, distrito de Nampula – Rapale, um camião contentorizado que transportava para lugar incerto um grupo de noventa e sete estrangeiros que se evadiram do centro de refugiados de Marratane, e suspeita-se que seja um caso de tráfico de seres humanos.
De acordo com Miguel Bartolomeu, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, a neutralização da viatura foi graças ao trabalho que a polícia empreendeu neste sentido. Foi necessário disparar cinco tiros para o ar, pois o motorista não queria acatar as ordens dos agentes da Lei e Ordem com vista a estacionar a viatura, conta a Polícia.
A operação foi por volta das três horas da madrugada do último sábado.
A fonte referiu que a descoberta da viatura foi graças a denúncias populares quando a mesma se aproximava de um posto de controlo que fica localizado junto à entrada de Marrere, no município de Nampula.
Para despistar a PRM, o motorista teria optado por uma outra via de acesso, neste caso a partir da zona de Muacoanvila, para sair próximo a Escola Secundária de Muatala, na zona da subestação.
Todavia, após a PRM receber a denúncia referente à viatura pôs-se atrás da mesma, em perseguição, até que consegue a sua neutralização.
Bartolomeu disse que não se sabe ao certo para onde os noventa e sete estrangeiros somalis com estatuto de refugiados de guerra seguiam, mas garantiu que os mesmos já foram devolvidos ao centro de Marratane, depois de terem passado pela 1.ª Esquadra da cidade de Nampula.
O motorista pôs-se em fuga e na viatura foram encontrados certos documentos, incluindo uma carta de condução, dos quais consta o nome de Adão José da Silva Correia, sendo sobre este nome que recai a acusação de tráfico de seres humanos.

Miguel Bartolomeu referiu-se, entretanto, aos acontecimentos gerais da semana de 5 a 11 do corrente mês, na qual segundo ele foram registados onze casos criminais, contra vinte e dois de igual período do ano passado, o que representa uma redução na ordem dos 50%. Destes casos, seis foram contra propriedades, quatro contra pessoas e um contra o público, tendo sido já esclarecidos cinco casos e em conexão detidos cinco indivíduos.
Ainda neste período, a PRM em Nampula registou dois casos de acidentes de viação do tipo atropelamento e despiste, que se saldaram num óbito, quatro feridos graves e danos materiais avultados num caso.
Os acidentes tiveram como palco a estrada nacional nº 104, no troço da cidade de Nampula – distrito de Mogovolas, e tiveram como causa excesso de velocidade, refere a PRM.
No período em referência, no âmbito do trabalho operativo, a PRM diz ter recuperado cinco motorizadas, um telefone celular e diversos géneros alimentícios.
A Polícia de Trânsito fiscalizou 542 viaturas, tendo apenas cinco recebido avisos de multa por diversas irregularidades.

(Aunício da Silva) 2010-11-19 06:55:00
Imagem: mocambique1.blogs.sapo.pt

Sem comentários: