quarta-feira, 24 de novembro de 2010

E remoção de placas que interditavam a entrada de negros em certos locais de zonas turísticas.


Entre turistas e nativos. Reduzem casos de racismo nas praias de Inhambane

Inhambane (Canalmoz) – Os casos de racismo que vinham-se registando com frequência nas praias da longa costa da província de Inhambane, baixaram significativamente com a implementação rigorosa da legislação moçambicana, ascensão a cargos de chefia de moçambicanos em alguns lodges e remoção de placas que interditavam a entrada de negros em certos locais de zonas turísticas.
O secretário do Sindicato Provincial da Indústria Hoteleira, Edson Ambrósio, disse ao Canalmoz que os índices de racismo baixaram naquele ponto do país, prevalecendo ainda por resolver a questão das horas de jornadas de trabalho que excedem as oito previstas na Lei.
“Nalgumas estâncias turísticas de Inhambane havia graves problemas de racismo. Os poucos negros que entravam nestas estâncias eram trabalhadores de quartos e de limpezas. Agora a situação melhorou bastante. Se existe racismo é em pequena escala e muito sofisticado’’, disse.
Entre as melhorias registadas, Ambrósio disse que em muitas estâncias já existem negros a ocupar cargos de chefia, sempre há um diálogo constante para que algumas áreas de chefia sejam ocupadas por moçambicanos.
“Agora há igualdade, o sindicato já tem espaço de manobra, reina amizade e a nossa guerra é ter um equilíbrio total e reduzir as horas de trabalho”. Disse ainda que o turismo em Inhambane se ressente dos efeitos da crise mundial que está a afectar as economias mundiais.
Na província de Inhambane, existem mais de 100 estâncias turísticas, incluindo pousadas e pensões.

(Cláudio Saute) 2010-11-24 06:09:00

Sem comentários: