quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jornalista português lança hoje biografia de Mandela


Pretoria (Canalmoz) - É lançado em Lisboa, hoje, 11 de Novembro de 2010, o livro, “Mandela: a construção de um homem” de autoria do jornalista português António Mateus. Editado pela Oficina do Livro, a obra é prefaciada pelo comentador político afecto ao Partido Socialista português, António Vitorino, figura ligada ao BCI por via da Caixa Geral de Depósitos. Graça Machel assina o posfácio.
De 50 anos de idade, António Mateus iniciou a sua actividade jornalística no jornal O Globo em 1982. Desde então serviu as agências NP e Lusa, de que foi chefe de delegações em Maputo e Joanesburgo, de 1986 a 2003. Durante a vigência do regime de ditadura em Moçambique, António Mateus foi expulso do nosso país por decisão do então ministro da Informação, Dr. Teodato Hunguana. Depois disso, após o Acordo Geral de Paz, visitou Moçambique por diversas vezes.
A par dessas actividades, a carreira de António Mateus incluiu colaboração com canais televisivos, e BBC, Voz da América, RDP, revista Visão e Jornal Expresso.
Foi o primeiro Conselheiro de Comunicação da CPLP, Director-fundador da revista Focus, Editor de Política Internacional da RTP.
António Mateus é autor de outros dois livros: "Homens vestidos de Peles Diferentes" (Ulmeiro) e "Selva Urbana" (Colibri). (Redacção)

2010-11-11 06:11:00

Sem comentários: