quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dirigente da UNITA hostilizado por defender realização de congresso


Lisboa - Foram dadas como confirmadas informações segundo ais quais a UNITA teria instruído os seus secretários províncias a fazerem defesa da realização do próximo congresso para depois das eleições de 2012, e não para 2011. António Francisco Hebo, o Secretário Provincial da UNITA no Kwanza Norte é citando como estando a observar ambiente de hostilização por ter alegadamente defendido a realização de um congresso partidário para próximo ano, conforme mandam os estatutos do seu partido.

Fonte: Club-k.net

António Hebo fez tal defesa a margem da reunião da Comissão Política realizada a 27 de Setembro do corrente. Na seqüência da posição tomada, o partido cortou-lhe o salário. O dirigente deslocou-se a Luanda por motivos de saúde e não teve apoio do seu partido. Há informações confirmando que foi recebido esta segunda feira (8 Novembro) por Isaias Samakuva, o Presidente do partido para manifestar o seu “desagrado” quando as sanções que esta a enfrentar.

De referir que as estruturas dos Secretariados províncias estão a cerca de 4 meses sem receberem as suas verbas. O sector de finanças da UNITA em Luanda decidiu por enviar um subsidio para os Secretários províncias para cobrir as seus despesas. Em justificação interna, os responsáveis das finanças confirmam que António Hebo não recebeu “de facto” o subsidio em causa e alegam que na sua condição estão cerca de nove secretários sem receberem salários.

António Hebo ficou notabilizado como sendo um dos mais novos quadros da UNITA a dirigir um secretariado. Em Novembro de 2009, o governo da província do Kwanza Norte impediu lhe de realizar uma greve de fome contra a “exclusão e incumprimento dos acordos de Paz entre a UNITA e o Governo de Angola”.

Sem comentários: