quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CUBA. Polícia reprime oponentes do regime durante marcha pacífica. Jornalista independente detido pela segurança



Pretoria (Canalmoz) - Reina Luisa Tamayo, mãe do falecido preso político, Orlando Zapata Tamayo, e dezenas de dissidentes cubanos, foram duramente agredidos e apedrejados na manhã do último domingo em Banes, Holguín, informaram fontes da oposição interna ao regime no poder em Havana. O caso ocorreu quando Tamayo, acompanhada de activistas políticos e várias personalidades ligadas ao grupo de pressão, Damas de Branco, tentavam dirigir-se ao cemitério onde se encontra sepultado Orlando Zapata Tamayo, falecido a 23 de Fevereiro do corrente ano após uma greve de fome de mais de 80 dias.
A acção repressiva, que foi desencadeada pela Brigada de Resposta Rápida, resultou ainda na detenção de cerca de 39 pessoas. Três machimbombos da Segurança do Estado transportaram os detidos para local incerto. Em declarações à Rádio Marti momentos antes a sua detenção, Reina Luisa Tamayo disse que opositores pacíficos e membros das “Damas de Branco” que a acompanhavam haviam sido apedrejados e golpeados por grupos convocados pela Segurança do Estado.
Entretanto, a polícia política cubana prendeu no mesmo domingo o jornalista e escritor, Luis Felipe Rojas. A esposa, Exilda Arjona, disse que a prisão do jornalista era uma tentativa do regime evitar que os activistas dos direitos humanos e órgãos de comunicação social independentes se sirvam de uma fonte para noticiar sobre o que se passa em Cuba. (Redacção / http://diariodecuba.com)

2010-11-02 05:23:00
Imagens: Orlando Zapata Tamayo e Reina Luisa Tamayo

Sem comentários: