terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Detido líder de máfia chinesa que utilizava Espanha para lavagem de dinheiro


Ficou em prisão preventiva o empresário chinês acusado de liderar uma rede de branqueamento de capitais. Gao Ping foi detido em Espanha na semana passada, juntamente com mais de 80 pessoas. As autoridades espanholas falam numa operação histórica.

http://www.tsf.pt/
A rede de branquear dinheiro retirava de Espanha quatro a cinco milhões de euros por mês. As investigações apontam para cerca de mil milhões nos últimos quatro anos.
O dinheiro era transportado em carrinhas com destino a paraísos fiscais. Muitos dos veículos passavam por Portugal ou seguiam para Itália, onde existirá outra rede.
Noutras ocasiões, o destino era diretamente Andorra, onde o dinheiro era depositado e enviado para a China por transferência bancária.
Para o transporte de dinheiro vivo utilizavam ainda contentores, usando os portos espanhóis.
O cabecilha do grupo, Gao Ping, conhecido como o "imperador", é um promotor de arte e apesar de ser uma das pessoas mais poderosas da comunidade chinesa, praticamente não tinha dinheiro no banco.
Andava na mira da brigada do crime organizado há três anos.
O socialista José Borras Hernández, já indiciado na concessão de licenças fraudulentas, também foi detido, tal como o ator pornográfico Nacho Vidal, acusado de utilizar uma produtora de vídeos para branquear capitais da máfia chinesa.
A operação Imperador tornou-se numa das maiores contra o branqueamento de capitais e o delito fiscal alguma vez feita em Espanha.
O centro das atividades desta máfia chinesa era a zona industrial conhecida por "China Town" madrilena - em Fuenlabrada.
O núcleo duro da máfia, apanhada pela polícia espanhola, é composto por 15 pessoas suspeitas de corrupção, prostituição, jogo ilegal, imigração clandestina e tráfico de droga, além de branqueamento de dinheiro.
Imagem: Gao Ping, el capo de la mafia china es la punta de lanza de la
cuatro.com

Sem comentários: