sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vice-presidente aponta combate à impunidade como alguns dos desafios do Executivo em 2013




Luanda – O vice-presidente da República apontou nesta quinta-feira, em Luanda, o combate à impunidade e o apoio à juventude e ao empresariado nacional como alguns dos desafios do Executivo para o ano de 2013. Manuel Vicente fez este pronunciamento quando discursava após à tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, na presença de cerca de mil convidados.

Fonte: Angop Club-k.net

Da lista das prioridades, o vice-presidente da República adicionou à capacitação de especialistas no âmbito do pleno nacional de formação de quadros, a diversificação da produção não petrolífera, realçando os sectores da mineração, agricultura e a pequena indústria transformadora.
Apontou ainda a modernização da administração pública, continuidade à construção de grandes empreendimentos nos domínios de energia e água, às acções no domínio do programa habitacional e requalificação dos centros urbanos, assim como a melhoria dos serviços de assistência médica e medicamentosa às populações.
Na sua intervenção, Manuel Vicente observou que Angola tem vindo a dar passos seguros na consolidação da democracia, sublinhando a maturidade política dos angolanos evidenciada pelo civismo demonstrado durante o acto eleitoral das eleições gerais de 31 de Agosto de 2012.
“O nosso país tem vindo a dar passos seguros na consolidação da democracia, por essa razão devemos manter a nossa determinação na criação de medidas que assegurem o livre exercício das liberdades e dos direitos fundamentais dos cidadãos”, disse.
Neste sentido, elucidou que nos últimos anos foram alcançados, no domínio económico, alguns resultados significativos que a curto prazo terão reflexos no quotidiano das populações, tendo particularizando às baixas taxas de juro que, tornando mais barato o endividamento, facilitam o investimento.
“À regularização da liquidação dos atrasados referentes aos investimentos públicos, à melhoria verificada nas acções do combate à pobreza, ao alargamento dos serviços municiais no domínio da saúde”, foram igualmente apontados como ganhos conquistados com o fim da guerra.
Na sua breve constatação, o vice-presidente da República mencionou ainda o restabelecimento de milhares de quilómetros de caminhos-de-ferro que tem facilitado a circulação de pessoas e bens e o lançamento das bases para o aumento da produção de cereais, como frutos da paz.
Estiveram presentes na cerimónia, cerca de mil convidados, entre deputados, membros do governo, entidades religiosas, oficiais superiores das Forças Armadas Angolana e da Polícia Nacional, desportistas e representantes da sociedade civil.


Sem comentários: