sábado, 22 de dezembro de 2012

Grupos organizados saqueiam supermercados na Grande Buenos Aires




Grupos organizados saqueiam supermercados na Grande Buenos Aires
Vice-presidente da República Argentina, Amado Boudou denunciou a ação de grupos organizados nas investidas contra supermercados no país. Ele afirmou, nesta sexta-feira, que “é uma pena que bandos estejam tentando tumultuar os momentos de alegria e descanso das pessoas”, e acusou militantes dos sindicatos ligados à direita no país, CGT e CTA, de integrar esse movimento anarquista.

http://correiodobrasil.com.br

– Os fatos são estes aos quais estamos assistindo. É uma escalada da violência organizada, que teve lugar em Casa de Tucumán há alguns dias, faz parte dessa organização – disse Boudou à agência argentina de notícias Telam.
Boudou referiu-se a “representantes nacionais de caminhoneiros e da CTA” que “devem ter” atenção para os fatos em curso.
– Não só ameaçam, mas provocam a violência. Como não têm projeto de país nem nada específico contra o governo, buscam apenas gerar violência e ódio – afirmou.
Segundo Boudou, os líderes dos caminhoneiro “Moyano, Micheli e outros sindicalistas tentaram enquadrar a presidenta. Como eles não conseguiram, agora procuram gerar violência e caos – denunciou.
Duas pessoas morreram durante os saques, enquanto agentes de segurança tentavam evitar mais ataques em outras localidades, numa onda de violência atribuída pelo governo a sindicatos da oposição. Desde o início da tarde, pilhagem e roubo se propagaram nesta sexta-feira em diferentes bairros de Buenos Aires, em particular em San Fernando, onde na maioria dos casos grupos organizados atuaram em uma das áreas de maior concentração urbana. Um total de 378 prisões foram registradas até às 21h em diferentes partes da província. O movimento desta tarde juntou-se aos motins que tiveram lugar na noite passada em Campana e Zárate, conforme foi oficialmente divulgado.
Os principais incidentes tiveram seu epicentro em San Fernando, mas também atingiram as Malvinas Argentinas e o Mercado Central, enquanto que em outros distritos houve tentativas de saques e os policiais tiveram que reforçar a segurança. Uma força policial foi destacada para reforçar a segurança em San Martin, Escobar, Pilar, Luján, caseiro, Palomar, de Tres Febrero, Lanús, Avellaneda e Lomas de Zamora, onde houve saques no início da noite.
Em San Fernando, no meio da manhã um grupo de pessoas saqueou dois supermercados cujos proprietários são chineses e avançaram em um hipermercado da marca francesa Carrefour e conseguiram chegar ao depósito, de onde levaram uma série de mercadorias. Os agressores, na sua maioria jovens, jogaram pedras na tentativa de tomar o hipermercado, enquanto a polícia tentou contê-los com tiros de bala de borracha e gás lacrimogêneo.
Por volta das 14:00, a polícia conseguiu afastar os jovens, muitos dos quais fugiram para o acesso Tiger Route 202, onde tentaram roubar alguns motoristas e motociclistas, depois de saquear um posto de serviços da norte-americana Exxon Oil. Testemunhas disseram que os grupos foram transportados até o local dos saques em caminhões e vans, com rádios para a intercomunicação de cada falange determinada a causar tumulto e saques em Buenos Aires.
Imagem: Policial atira bala de borracha contra a turba que chegou a invadir um hipermercado da empresa francesa Carrefour, em Buenos Aires



Sem comentários: