domingo, 23 de dezembro de 2012

Novos “kwanzas” começam a circular em Janeiro


Luanda – A entrada em circulação das novas notas de cinco mil e dez mil kwanzas deverão ocorrer ao longo de 2013 e não logo em Janeiro, como estava previsto, anunciou nesta sexta-feira, 21, em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola, José Massano, durante a apresentação do balanço das principais actividades do sector em 2012.

Fonte: Lusa Club-k.net
A autorização para a emissão das novas notas - cinco e 10 mil kwanzas - e a entrada em circulação de moedas metálicas foi aprovada em Junho deste ano pela Assembleia Nacional, entrando as novas notas e moedas no mercado a partir do início de 2013. O governador do BNA não adiantou qualquer motivo para o adiamento.

Segundo José Massano, apesar do aumento dos pagamentos por meios electrónicos - 60 por cento pela rede de multicaixa nos últimos 12 meses - ainda há preferência pela utilização da moeda. "É assim que iremos introduzir a nova família do kwanza no decorrer do ano 2013, que traduzirá uma melhoria das características físicas e estéticas das notas e moedas metálicas, enfatizando os nossos valores culturais e aprimorando os elementos de segurança", disse.

As novas notas, que vão juntar-se às já existentes com o valor facial de 2 mil, mil, 500, 200, 100, 50, 10 e cinco kwanzas, terão características diferentes das actuais em termos de segurança, designadamente a incorporação de microtextos e elementos visíveis quando expostos sob luz violeta.

Na sua intervenção, José Massano referiu que uma das variáveis que mais tem influenciado a taxa de inflação, nos últimos 12 meses situada em 9,83%, tem sido a taxa de câmbio, por isso "torna-se necessário (...) continuar o processo de 'desdolarização' da economia".

Nesse sentido, anunciou que a partir de Julho de 2013 os pagamentos do sector petrolífero no mercado interno apenas poderão ser feitos em kwanzas, que disse ser "mais um passo importante na valorização da moeda nacional". "Reunimos regularmente com a Associação das Companhias de Exploração e Produção Petrolífera de Angola (ACEPA) e com os bancos comerciais, com o intuito de se facilitar a operacionalização do novo regime cambial, o que vem ocorrendo sem quaisquer perturbações de maior", sublinhou.

Segundo o governador, o kwanza mantém-se estável e até ao final de Novembro a taxa de câmbio média do mercado tinha depreciado apenas 0,42% contra o dólar norte-americano e para a sua estabilidade contribuiu a colocação pelo BNA de 17 mil milhões de dólares até 30 de Novembro, valor que superou em 33,5% o período homólogo em 2011. Relativamente às reservas internacionais líquidas, até finais de Novembro estavam avaliadas em 30,8 mil milhões de dólares.

Para 2013, José Massano garantiu que a política monetária dará prioridade à desaceleração da taxa de inflação, cujo objectivo é de 9%, conforme estabelecido pelo Governo angolano na sua proposta de Orçamento Geral do Estado submetido à Assembleia Nacional.

Quanto à progressiva 'bancarização' da população, o governador do BNA disse que este valor, em 2012, chegou a 23 por cento dos cerca de 19 milhões de habitantes. Há 18 meses, aquele valor era de 11%.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas Noites
Sou colecionador de moedas.Adorava ter 3 ou 4 sets completos do Novo Kwanza 2012.Penso que são 4 moedas.Pretendia não circuladas!Alguem me consegue enviar.Pago os Portes,evidentemente.O meu email joosan22@sapo.pt ou reibaco@sapo.pt.Um Abraço para todos