quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prémio Jornal de Angola para José Eduardo dos Santos




Luanda  - O presidente  da República, José Eduardo dos Santos, é já o vencedor antecipado do Prémio Jornal de Angola, uma distinção que as Edições Novembro deverão instituir e anunciar no próximo mês de Janeiro.
Fonte: Club-k.net
O Prémio Jornal de Angola, com o qual as Edições Novembro se propõem distinguir personalidades que se destaquem em vários setores de actividade, foi formalmente aprovado em reunião do Conselho de Administração da empresa, realizado quinta-feira (20).

Embora seja proprietária de vários títulos jornalísticos, destacando-se, de entre eles, o Jornal de Angola,  Jornal dos Desportos, e Jornal de Economia e Finanças as Edições Novembro não procuram, com a distinção que acabam de aprovar, estimular ou premiar a actividade jornalística. O Prémio Jornal de Angola destina-se, sobretudo, a políticos e empresários.

Na sua reunião de quinta-feira, o Conselho de Administração das Edições Novembro  não aprovou, ainda, o formato final do Prémio. Faltam-lhe o regulamento, o júri bem como a natureza dos estímulos a atribuir ao vencedor.

Não obstante essas importantes lacunas, o promotor do Prémio Jornal de Angola já escolheu o vencedor da primeira edição. O nome de José Eduardo dos Santos foi proposto pelo presidente do C.A. das Edições Novembro, José Ribeiro, no que foi imediatamente secundado pelo administrador para a Área da Informação, Filomeno Manaças. Mas a ideia de cobrir o Presidente da República com um Prémio de mérito duvidoso foi do português Artur Queiroz, o principal conselheiro  José Ribeiro.

O anúncio do Prémio bem como do vencedor da sua primeira edição será feito em Janeiro, mas a entrega da distinção ainda não tem data marcada. Muito provavelmente, as Edições Novembro penderão adequar a data da entrega do Prémio à agenda do Presidente José Eduardo dos Santos, de  modo a que a cerimónia seja honrada com a presença do ilustre galardoado.

Resta saber se o Presidente da República aceitará receber um Prémio entregue de bandeja.  As Edições Novembro pretendiam fazer coincidir a instituição e entrega do Prémio  Jornal de Angola com o período da última campanha eleitoral. Como agora, também naquela altura o vencedor seria o então candidato do MPLA à Presidência da República. A iniciativa acabaria adiada por sugestão do próprio MPLA, que entenderam que a sua realização naquela altura arruinaria ainda mais a já escassa credibilidade dos órgãos de informação públicos.

Depois da reunião do Conselho de Administração, que sancionou um acto de lambe-botismo sem igual nos anais do jornalismo angolano, José Ribeiro anunciou aos seus pares que viajaria naquele mesmo dia para Portugal, índex vai passar o Natal ao lado da família. Com José Ribeiro viajou a sua alma gêmea, Artur Queiroz. Ambos, José e Queiroz,  transformaram o Jornal de Angola numa tribuna de insultos e humilhações contra Portugal, seu povo e instituições. Contudo, é lá, em Portugal, país que associam à fome, corrupção e à pedofilia, que José Ribeiro e Artur Queiroz vão passar o mais importante dia da família. É, paradoxalmente, é lá que mantém as mulher e filhos. É para lá também que transferem os gordos dividendos que recolhem do seu servilismo.

Sem comentários: