quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Poeiras de mineradoras e pedreiras criam problemas respiratórios à população da vila de Moatize



Queixas vêm da ROMBOG  

“Aqui em Moatize, temos vindo a registar o aumento de caso de doenças respiratórias, irritação da pele, queimaduras, dores de tórax. Quando investigamos concluímos que são gazes provocados pelas poeiras de pedreiras e mineradoras que operam a céu-aberto”- José Manuel Dique, coordenador da RAMBOG

Maputo (Canalmoz) – A Rede de Apoio e Monitoria de Boa Governação (RAMBOG), sedeada no distrito de Moatize, província de Tete, denunciou que os processos de extracção de pedra e carvão estão a criar problemas de doenças respiratórias aos residentes da vila de Moatize e seus arredores.
Mateus Manuel, membro da ROMBOG e funcionário do Centro de Saúde de Moatize, disse que as doenças respiratórias sempre existiram naquele ponto do país, mas as explorações de carvão a céu-aberto pelas mineradoras e pedreiras fizeram com que casos de doenças respiratórias aumentassem. No distrito de Moatize existem três empresas mineradoras e três pedreiras.
“De Outubro a Novembro deste ano, tive quatro casos de BK positivo só aqui na vila de Moatize. Esta doença é mais perigosa na comunidade porque pode transmitir-se para mais de 10 pessoas por dia. É um problema sério”, disse afirmando que no mesmo período já recomendou 7 pessoas na vila para seguir o tratamento desta doença.
“O nosso distrito é mineiro. Aqui não se produz. Há escassez de água, fruta e verduras. Há mais de 6 meses que não jorra água nas torneiras da vila e recorremos ao rio. O Fundo de Investimento e Património de Água disse que até 25 de Novembro teríamos 4 furos de água mas até hoje o problema ainda continua”, disse, sublinhando enquanto o problema prevalecer vai se consumir água de rios e poços a céu-aberto nas margens do rio Rovubwe.
Por seu turno, o coordenador da RAMBOG disse que o problema das doenças “estranhas” é tão grave em Moatize ao tal ponto de o Governo distrital interditar que os camiões de longo curso parassem por mais de duas na vila de Moatize. Segundo disse, esta é uma medida que visa reduzir o actual índice de infecção de 7,5 por cento.
“Aqui em Moatize temos vindo a registar aumento de caso de doenças respiratórias, irritação da pele, queimaduras, dores de tórax. Quando investigamos, concluímos que são gazes provocados pelas poeiras de pedreiras e mineradoras que operam a céu-aberto”, disse o coordenador da RAMBOG.
Afirmou que vive em Moatize desde 1986, mas nos últimos anos os números de pessoas que sofrem de doenças respiratórias têm vindo a subir.
“As minas de carvão operam a céu-aberto. Antes havia doenças, mas não nestes moldes. Estas pessoas afectadas por doenças respiratórias nunca trabalharam na mina. Aqui existem três mineradoras e igual número de pedreiras”. (Cláudio Saute)
Imagem: A Vale informou nesta terça-feira que exerceu opção de compra de 51% da ...
poncheverde.blogspot.com

Sem comentários: