quinta-feira, 22 de abril de 2010

22Abr10. Os bancos. Diário dos últimos dias de Luanda


Os bancos dão crédito a quê e a quem?! Eles estão ao serviço da FAMÍLIA, e mais ninguém, os tais 7% de depositantes.

São eles que desgraçaram, e insistem na desgraça das nossas vidas.
São tão pantanosos… isto não dá para alargar, porque está demasiado infestado de podridão.

Um pobre exemplo: são eles que financiam a destruição dos casebres, das casas, das cubatas, daquelas do pau-a-pique… e dos bens ganhos pelas poupanças ao longo do tempo, etc. Para depois construírem lá os condomínios, as torres, os prédios, e mais etc.

Ora, aqui reside o não aumento dos depósitos. Isto constitui uma monstruosidade… se destroem o modus vivendi das populações, forçando-as às tendas, deixa de haver poupanças, logo não há dinheiro para depositar.

E a população não mete lá o dinheiro porque os bancos não funcionam, não são credíveis. E depois com o que se passa actualmente com mais uma Experiência de Filadélfia da nossa engenharia financeira corrupta… mas que grande roubalheira.

Estão sempre no: «estamos sem sistema.» Há aqui um outro aspecto também muito importante a considerar: a energia eléctrica não funciona, podemos ir mais longe e afirmar categoricamente a sua não existência. Não é possível um banco trabalhar sem a energia da EDEL. É que as redes informáticas sempre a trabalharem com geradores 24 sobre 24 horas, apresentam um pormenor técnico: Os cinquenta ciclos da corrente alterna não fornecidos, provocam derrames cerebrais nos circuitos das redes informáticas… é por isso que bastas vezes surge o elementar: «estamos sem sistema. Não é possível o coração do sistema económico, os bancos, funcionarem ininterruptamente com geradores.

E também, talvez fundamentalmente, estamos enxameados de economistas (?). Ora, onde existe sabedoria a mais…

De qualquer modo, a função principal dos bancos em Angola é espoliar-nos o mais possível e impossível.

Sem comentários: