quarta-feira, 28 de abril de 2010

Isabel… esta é a oportunidade soberana para comprar Portugal


Portugal substitui hoje a Grécia nas manchetes dos sites internacionais.

O Post faz referência à "montanha de dívida" sobre os ombros de Portugal num artigo onde defende que "a maioria das economias avançadas se encontra na pior situação orçamental de sempre, excluindo os períodos de Guerra".


Temendo a falência do país mais pobre da Europa Ocidental, os investidores fugiram em massa dos títulos portugueses", escreve o Financial Times, dizendo ainda que a dívida coloca a bandeira portuguesa "a meia haste."

Mostrando uma fotografia da estação de comboios do Rossio, no dia da greve, o New York Times escreve que "ambos os Governos [Portugal e Grécia] estão a ser confrontados com protestos de trabalhadores, que têm pela frente um futuro cheio de incertezas"

A CNBC dá destaque à reunião de Sócrates e Passos Coelho. "Os dois reuniram-se de emergência para discutir estratégias num dia em que os mercados accionistas voltaram a registar perdas recorde".

"A Europa espera conseguir conter a crise de crédito grega que já se espalhou a Portugal, levando a um 'sell-off' nos mercados mundiais, que estão a testar a capacidade da União Europeia em proteger a sua moeda".

O Times escreve em título que "A infecção grega está a alastrar-se" e que "Portugal já esta a ser afectado". O jornal britânico chama-lhe "vírus da insolvência", explicando que na terça-feira a Standard & Poor's provocou um verdadeiro vendaval nos mercados financeiros.

Existem agora receios que Portugal seja a próxima economia europeia a ter de requerer ajuda e que este país seja seguido por outras nações da Zona Euro altamente endividadas".

"A Zona Euro aproxima-se rapidamente do final do jogo. O contágio que muitos temiam está a ameaçar todos os países do euro num período demasiado curto".

O jornal francês dá conta aos seus leitores que os mercados têm medo da Grécia e que depois da apreciação feita ontem pela Standard & Poor's passaram também a recear Portual, país com "um défice público colossal e o próximo país em risco no euro".

"Grécia e Portugal provocam pânico na Zona Euro". Este foi o título escolhido pelo Le Figaro num ‘stock report' que dava conta da quebra abrupta das cotações da parte da manhã.

"A crise grega agravou-se e arrastou Portugal", escreve o El País, referindo que os dois países têm enfrentado protestos dos trabalhadores contra as medidas de austeridade anunciadas.

"O principal problema da economia portuguesa é estar obstruída por uma moeda sobrevalorizada quando necessita de um ajustamento fiscal em larga escala".

Sem comentários: