terça-feira, 27 de abril de 2010

Outra vez?!


Petróleo. Especuladores estão de volta ao mercado

Fundamentais não sustentam petróleo acima dos 80 dólares.
O preço do barril de ‘brent' caía ontem 0,8%, para os 86,54 dólares, a acusar a pressão do dólar em alta. Apesar de estar a corrigir, o petróleo negociado em Londres seguia no terceiro valor mais alto desde Outubro de 2008, depois de na última sexta-feira ter atingido máximos de 17 meses, nos 87,25 dólares.

Marta Marques Silva 27/04/10 07:00 DIÁRIO ECONÓMICO


Alguns analistas de mercado justificam o recente ‘rally' com os últimos dados macroeconómicos divulgados nos EUA. De acordo com estes especialistas, a forte recuperação na venda de casas e nas encomendas de bens duráveis sinaliza uma recuperação sustentada da maior economia do mundo. Mas, em contrapartida, o petróleo negociado na maior economia do mundo negociava em torno dos 84 dólares, a perder 1,3%.

O facto de o crude estar a negociar a valores mais baixos que o ‘brent' é um acontecimento raro que, nos últimos 12 meses, aconteceu apenas por três vezes. Uma diferença justificada pelos elevados níveis de ‘stocks' e de armazenagem nos EUA. Esta realidade resulta de um fenómeno que dá pelo nome de contango. Acontece quando os investidores conseguem lucrar com a armazenagem de petróleo visto a diferença de preços entre os contratos para a entrega no curto-prazo e a entrega em prazos superiores ser superior aos custos de armazenagem.

Ontem, o contrato para Julho cotava mais de dois dólares acima do contrato para Junho, o que é a maior diferença desde, pelo menos, Dezembro de 2009. "Parte da procura pela ‘armazenagem flutuante' é atribuível aos ‘traders' de petróleo , à medida que tentam tirar vantagem do reaparecimento do contango nas últimas semanas", explica Ole Slorer, analista da Morgan Stanley. De acordo com esta casa de investimento, os ‘traders' aumentaram o número de navios de carga utilizados para guardar o petróleo - meio utilizado por estes ‘players' para a armazenagem dado os armazéns estarem lotados - em 75% na última semana.

O Nomura, em ‘research' divulgado ontem, confirmava a tendência: "Os especuladores têm vindo a construir uma crescente posição longa líquida enquanto os ‘traders' comerciais não aumentaram muito as suas posições longas. Esta divergência sugere que o recente aumento nos preços do petróleo foi largamente conduzido pela entrada de capitais de investimento". Os analistas da casa nipónica acrescentam ainda que não existem problemas de oferta e que esta excede ainda em larga medida a procura. "Se a recuperação económica global se mostrar sustentável a médio-prazo, o preço pode subir até aos 90 dólares por barril. No entanto, actualmente, não pensamos que os fundamentais da oferta e da procura justifiquem preços muito acima dos 80 dólares", referem os analistas. E adiantam: "A OPEP já afirmou que vai responder a qualquer aumento excessivo no preço aumentando a produção de modo a prevenir um declínio da procura devido a preços excessivos". O valor é ainda ratificado por uma ‘poll' da Reuters publicada ontem, que coloca o preço médio do crude em 2010 nos 81 dólares e o do ‘brent nos 79,69 dólares.

Sem comentários: